segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SEMANA DA SOLIDARIEDADE 2012 – PALESTRA: JUVENTUDE, DESENVOLVIMENTO E SOLIDARIEDADE EM VENTUROSA



No dia 08 de novembro, vivenciando a Semana da Solidariedade, a equipe Cáritas Diocesana representada por Giselle e Risaldo em parceria com dois jovens do Setor Juventude Paroquial da Catedral Danilo e Ricardo, realizaram a palestra: Juventude, Desenvolvimento e Solidariedade na Escola Cônego Emanuel Vasconcelos em Venturosa. O Público alvo foram jovens de várias turmas do ensino médio, como também os professores e a equipe gestora da escola. Este encontro foi proporcionado com o apoio do Pe. Fábio e dos membros da Cáritas Paroquial Dom Hélder Câmara que marcaram presença no nosso encontro.
O encontro foi um momento de diálogo e partilha sobre o principal foco da Semana da Solidariedade deste ano que é a violência juvenil, apresentando as consequências e soluções para que possamos combater a este extermínio alarmante de jovens em nossas comunidades. Os membros da Cáritas iniciaram o encontro apresentando os dados atuais da violência no Brasil e nas nossas regiões, questionando inicialmente os presente sobre quais os índices de violência existentes na cidade, em seguida os jovens Danilo e Ricardo enquanto estudantes do Curso de Serviço Social desenvolveram a temática partindo da base que estrutura a juventude que é a família, questionando os jovens sobre o porque destes problemas estarem acontecendo, como também o que nós temos haver e podemos fazer para mudar esta realidade. Em sua maioria os jovens foram muito participativos, podendo destacar depoimentos como: “O remédio para a desigualdade social é o respeito”, “Precisamos exercer os nossos deveres e exigir os nossos direitos, a mudança só acontece se nós enquanto jovens fizermos a nossa parte”.
Os fatores que atingem e influenciam os jovens foram bastante discutidos por todos, sendo proposto por eles que a mudança da realidade em que vivem só vai acontecer se eles forem jovens que cobram os seus direitos dos governantes, que lutam por políticas públicas de melhoria das condições em que a cidade se encontra agora, buscando assim fazer a diferença nos diversos espaços em que estão inseridos, exercendo os seus direitos de cidadãos.

Giselle Cavalcanti – Setor Administrativo Cáritas Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário