Articulação no Semi-Árido (ASA)


A ASA, Articulação no Semi-Árido Brasileiro, é um fórum de organizações da sociedade civil, que vem lutando pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semi-árido brasileiro, desde 1999.

Atualmente, mais de 700 entidades dos mais diversos segmentos, como igrejas católicas e evangélicas, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, fazem parte da ASA.

A Cáritas Diocesana de Pesqueira integra essa conjuntura e desenvolve projetos, junto a ASA, que levam tecnologias para a convivência com o semiárido para centenas de famílias agricultoras das regiões de Pesqueira, Arcoverde, Buíque, Venturosa, Poção, Tupanatinga ente outras. O Programa Uma Terra e Duas Águas é um exemplo de ação para a melhoria de vida de agricultoras e agricultores do agreste Pernambucano protagonizado pela Cáritas em parceria a ASA.

O desenvolvimento econômico, social e ambietal proporcionado por essas ações englobam a missão da Cáritas, fortalecendo o sentimento de solidariedade pela vida.

Acesse o site da ASA Brasil e da ASA Pernambuco: