quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Diocese de Pesqueira completa 93 anos

O dia 2 de agosto de 2011 marcou o aniversário de 93 anos da Diocese de Pesqueira. Antes, conhecida como Diocese de Floresta,  a entidade passou a ser denominada de Diocese de Pesqueira em 1918 pelo Papa Bento XV, incorporando assim a Diocese de Floresta e parte da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Hoje, a Diocese de Pesqueira é composta por 25 paróquias distribuídas em 13 municípios: Alagoinha, Arcoverde, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.
De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2007, 434.608 pessoas habitam o território diocesano.
O Último Bispo, Dom Francisco Biasin, liderou a Diocese de Pesqueira desde 2003 e esse ano assumirá o bispado na Diocese de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Enquanto não há a nomeação de um novo Bispo, o padre Adilson Simões, de Arcoverde, assumirá a administração da Diocese.

Celebração de Aniversário:

A terça-feira, 2 de agosto, foi marcada pela celebração do aniversário da Diocese de Pesqueira. Uma missa em sua homenagem aconteceu na sé episcopal, a Catedral de Santa Águeda, e foi celebrada pelo atual administrador da Diocese, padre Adilson Simões. O momento contou ainda com a presença da prefeita Cleide Oliveira, das pastorais sociais e dos moradores da cidade que foram prestigiar a Diocese em mais um ano de história.   


Arméle Dornelas
Comunicadora Popular da Cáritas Diocesana de Pesqueira e membro do núcleo de comunicação da ASA PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário