quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ASA Pernambuco discute possibilidades de parceria com a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar do estado

"As organizações se reuniram com o secretário, Aldo Santos, para discutir sobre as ações voltadas para a agricultura familiar no Semiárido pernambucano".

Aldo Santos, secretário executivo da agricultura familiar
No último dia 23 de agosto, na cidade de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú de Pernambuco, as organizações que integram o coletivo ampliado da Articulação no Semi-Árido Pernambucano (ASA-PE) se reuniram, com o objetivo de discutir, monitorar e encaminhar os processos internos da articulação estadual. Na ocasião, o Secretário Executivo da Agricultura Familiar (SEAF) do estado, Aldo Santos, participou da reunião e debateu com o grupo sobre o cenário e as perspectivas da secretaria, como também as ações no campo da agricultura familiar na região semiárida do estado.
Aldo Santos apresentou o organograma da SEAF, e destacou o contexto em que aconteceu a criação da secretaria que é ligada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) de Pernambuco. Para Aldo, a criação da secretaria é uma conquista, antes de tudo, da agricultura familiar no estado. “A secretaria foi um passo estratégico para o governo, e a minha indicação foi respaldada pelo Fórum de Agricultura Familiar e Reforma Agrária que desempenha um papel fundamental no estado”, pontua.
O secretário representou Pernambuco na coordenação da ASA Brasil durante muito tempo e contribuiu bastante com a articulação. “É uma ótima oportunidade ter um companheiro nosso no governo estadual, esse momento é muito importante para a ASA PE, receber o mesmo companheiro de caminhada, hoje em espaço diferente, mas que está lutando e fazendo com que as políticas do estado priorizem a agricultura familiar”, fala a atual coordenadora executiva da ASA/PE, Neilda Pereira.
Os movimentos e planos do governo para fortalecer a agricultura familiar no estado, contribuindo para a segurança alimentar, a geração de renda, a ampliação de unidades agrícolas e o desenvolvimento rural sustentável foram pontos abordados na fala de Aldo e discutidos em um momento de debate junto aos representantes das unidades territoriais e microrregionais das instituições pertencentes à rede ASA PE. “Queremos fortalecer a produção agrícola e garantir a segurança alimentar de famílias agricultoras do semiárido” fala o secretario.
A comercialização e as ações para fortalecer os produtos dos agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foram um dos assuntos questionados pelos participantes ao secretário. O interesse da ASA PE na conduta do governo do estado em relação aos programas ficou claro e desponta na necessidade da própria articulação atentar-se para políticas e ações que priorizem a força dos agricultores nesses campos.
Diante as discussões, ficaram claras as perspectivas para as formulações de propostas amplas, por parte da ASA PE, que englobem todo o estado, com projetos articulados e não isolados que assim possam influenciar as condutas governamentais envolvendo as políticas públicas de Pernambuco. “Fazer essa experiência, que articula um conjunto de ações, vai trazer um referencial para o estado de PE nesse campo (da agricultura familiar)”, afirma Neilda Pereira.
Aldo Santos ainda reforçou a importância de o fórum ousar diante o poder público, apresentando e cobrando ações junto à convivência com o semiárido. Durante o processo de explanações e questionamentos dos passos do governo, estabeleceu-se a necessidade da ASA PE estar atenta aos projetos que viabilizem políticas públicas para o campo, não só junto ao poder público estadual, mas estabelecer diálogos com as diversas comissões municipais, fortalecendo assim a relação entre a ASA e os órgãos municipais, estaduais e federais, assim, dando um peso político maior a rede.  
“O semiárido foi sendo visto, foi sendo mostrado, depois da ASA” conta Aldo Santo. A frase reforça a importância que a Rede representa para o estado, para o país e, principalmente, para o semiárido. As articulações junto aos poderes públicos, a formulação de estratégias e projetos conjuntos mostram-se cruciais e estabelecem as perspectivas do fortalecimento da agricultura familiar e a influencia da ASA/PE para esses avanços.  

Arméle Dornelas e Mariana Landim
Núcleo de comunicação da ASA PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário