terça-feira, 3 de março de 2015

Campanha da Fraternidade é lançada na Diocese de Pesqueira












Por  Núcleo de  Comunicação Cáritas  Diocesana de Pesqueira
A  Campanha da Fraternidade 2015, foi lançada nacionalmente na  quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB),em Brasília. Em nossa Diocese, o lançamento ocorreu  no último  sábado,28, no Espaço Dom Helder. 
Com o tema “ Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema “ Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a campanha este ano pretende aprofundar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.
Segundo  nosso Bispo Diocesano Dom José Luiz  o  lançamento da campanha  em nossa  Diocese  foi um momento  significativo , por reunirmos  diferentes frações  de nossa  Igreja em  prol  do  mesmo objetivo.“ Celebrarmos  este  momento com a  presença de  lideranças  das associações, representantes  das  comunidades, clero, Cáritas Paroquiais, poderes  públicos , agentes da Cáritas Diocesana de Pesqueira, além do representante da Comissão Justiça e Paz da CNBB, Padre  Ari, e o  Diácono  da Diocese de Pesqueira que atua  em João  Pessoa, Alder Julio, é uma  profunda experiência para entendermos a  importância de servir”, declarou.      
Para recepcionar os convidados grupo cultural da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, um dos contemplados pelo Fundo Diocesano de Solidariedade 2014 , que atua  na formação  musical de crianças carentes da cidade de Sanharó se  apresentou   e  emocionou a  todos  com seu repertório.
Para o lançamento da campanha, o assessor da Comissão Justiça e Paz da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Ari Antônio, o Diácono da  Diocese de Pesqueira  ,  que atua na  Paraíba, Ader Júlio  Calado, e a  secretária  executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, contribuíram com um debate  sobre os elementos base, compromissos, importância  e desafios em  trabalhar o  lema , “ Eu vim para  servir”,  na  Igreja e  principalmente  na  sociedade.
Na  ocasião  a Cáritas Diocesana de Pesqueira, através do  núcleo de comunicação  apresentou e  presenteou os participantes com  as peças institucionais,agendas e  calendários 2015 ,que este  ano trouxe  o lema   da  CF , “ Eu vim para servir”  além do  depoimento dos personagens que  participaram da construção do material. “ O servir para  mim  vem do agir com coração. Desde a minha  infância, meu  pai me  ensinou que devemos  olhar o próximo com o coração. E é  o que procuro fazer  em  todas a minha ações, com o coração sempre”, declarou Santina  Tereza, agricultora do Sítio Angélica em Buíque, e tesoureira da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
Para encerrar  o bispo Dom  José  falou a  importância da  CF e  missão da Igreja “A Igreja   é antes de tudo, uma comunidade com a missão de ir, sem medo, ao encontro dos excluídos e convidá-los para seguir o Jesus”, declarou. Em seguida  o  Diácono Alder Julio, e a  leiga da Cáritas  Paroquial Santana de Buíque, Santana de Buíque, abençoaram a  todos.
Evento anual
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil sempre no período da quaresma. A cada ano, é escolhido um tema para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto na sociedade brasileira.
A primeira campanha foi realizada pela Cáritas de Natal (RN), em 1962. Sob o impulso do Concílio Vaticano II, em andamento na época, foi feita uma campanha em âmbito nacional pela CNBB, na quaresma de 1964.
A Igreja Católica explica que os 40 dias da quaresma são um tempo de reflexão, jejum, penitência, oração e conversão. É nesse período que os fiéis fazem caminhadas penitenciais, meditam sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e se inclinam a mudar sua vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário