quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Diocese de Pesqueira participa do VIII EnconASA em Minas Gerais

Mesa de Abertura do EncoASA

Teve início nesta segunda-feira (19), em Januária, município do Norte de Minas Gerais, o VIII Encontro Nacional da Articulação no Semiárido (EnconASA). Convivência com o Semiárido Brasileiro - trajetórias de luta e resistência para superação da pobreza e construção da cidadania é o tema do Encontro, que acontece no Sesc da cidade até a próxima sexta-feira, 23 de novembro.

Está representando a Diocese de Pesqueira no evento Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira e coordenadora executiva da Articulação no Semiárido – ASA-PE; Magna Pollyana, coordenadora do Projeto Água para Todos; Lúcia Galindo, da Comissão Municipal em Alagoinha; e representando o Território do Agreste Meridional, Rubiana de Melo, de Alagoinha, Cláudia Grazielle, de São Bento do Una, Maria de Lurdes Quirino, de Arcoverde e Maria José Dias, de Buíque. A equipe é componente da delegação da Articulação no Semiárido – ASA-PE, que conta com uma representação de 48 delegados.

Dentro da programação do VIII EnconASA serão contempladas dezenas de atividades, como plenárias, oficinas temáticas, visitas de campo (com destaque para as experiências relacionadas à água, sementes e segurança alimentar), além de intercâmbio de ideias, feira de saberes e sabores, e noites culturais.

As atividades vão abranger o protagonismo das famílias e grupos de agricultores, a definição das linhas de atuação da Articulação no Semiárido (ASA) para os próximos anos, além do diálogo com representantes governamentais para superação da pobreza e da miséria no país. “É um momento que vai sinalizar a nossa atuação. Estamos ampliando a perspectiva para além da água e da terra. Temos olhado para outros elementos como as sementes, questão de gênero, educação e segurança alimentar”, avalia a coordenadora da ASA Minas, Marilene Alves, conhecida como Leninha.

“Este [EnconASA] vai ser um espaço para conhecermos e lutarmos por nossos direitos. Além disso, ao conhecermos mais, temos a obrigação de repassar esses aprendizados para as pessoas de nossa comunidade. Cada comunidade possui uma experiência diferente, e, através da observação de outros casos, podemos melhorar as condições no local onde moramos”, destaca a agricultora Fátima Alves, do sítio Juá, no município do Crato, Ceará.

Entenda o EnconASA - 
Considerado o espaço político mais importante da Articulação, o EnconASA é dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para o Semiárido, bem como ao fortalecimento das experiências de convivência com a região. O Encontro acontece a cada dois anos.

Para garantir que o debate desta oitava edição ultrapasse os limites de Januária, as notícias serão postadas diariamente no site www.oitavoenconasa.org.br. O EnconASA também ganhará destaque no Facebook e no Twitter. Para os participantes, será garantido um resumo diário contando tudo sobre o encontro, através do boletim Opará.


Adriana Leal
Comunicadora Popular
Diocese de Pesqueira

*Com informações de Higor Gonçalves, Comunicador Popular da Diaconia, em Recife.



Nenhum comentário:

Postar um comentário