quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PARCERIA ASA/PE E GOVERNO DO ESTADO: Famílias agricultoras recebem as primeiras cisternas calçadão do Programa Pernambuco Mais Produtivo

Governador na solenidade de entrega da cisterna calçadão.
Foto: Diaconia

A primeira cisterna do Projeto Pernambuco Mais Produtivo chegou ao Agreste do Estado. O governador Eduardo Campos fez a entrega do equipamento no distrito de Cajueiro II, em Sanharó, nesta quarta-feira (28/11), em solenidade realizada com a presença de aproximadamente 400 agricultores. Participaram do encontro a primeira dama, Renata Campos, o secretário da Agricultura, Ranilson Ramos, e o prefeito sanharoense, César Augusto, o secretário executivo de agricultura familiar, Aldo Santos  e a secretária executiva da Articulação no Semiárido – ASA/PE, Neilda Pereira, além de outros representantes políticos e da sociedade civil organizada.

A cisterna calçadão é uma tecnologia social para armazenar água e produzir alimentos. A iniciativa é uma parceria da Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE) com o Governo do Estado, através do programa Pernambuco Mais Produtivo. A cisterna capta a água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200 metros quadrados construídos sobre o solo. Cerca de 300 milímetros de chuva são suficientes para encher o reservatório, que tem capacidade para armazenar 52 mil litros d´água.  “Estamos com uma grande dificuldade de manter o plantio de hortaliças e a criação de animais devido à falta de água. Com a cisterna calçadão, além de produzir alimento para consumo da minha família, vou ter condições de criar meus animais. Estou muito feliz”, destaca Sandra, 35, que foi beneficiada com a cisterna calçadão.

 O programa Pernambuco Mais Produtivo vai beneficiar quase 85 mil agricultores. O investimento é da ordem de R$ 140 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e R$ 25 milhões de contrapartida do Governo do Estado.  

Para a coordenadora executiva da ASA/PE, Neilda Pereira, a construção das cisternas tem uma grande importância na vida das famílias agricultoras, principalmente neste momento de seca. Precisa-se propagar a cultura do estoque da água e de alimento, pois a estiagem é sazonal e previsível. “Esse momento é reforçar a importância da ampliação e consolidação dessas ações, nesse período de estiagem muitas famílias que já foram beneficiadas com as cisternas e outras tecnologias, tem passado com menos dificuldades em relação à água. Esse programa tem possibilitado a ampliação dessas politicas. Esperamos avançar junto ao Governo do Estado na construção de uma politica de convivência com o semiárido pernambucano”, enfatiza.
  
“Estamos vivendo um tempo de estiagem muito duro, a pior dos últimos 70 anos, e precisamos legar as próximas gerações ações que pensem o futuro. Em 2007, tínhamos 30 mil cisternas no mundo rural. Em quase seis anos de governo, chegamos a 60 mil”, destacou o governador, que prometeu colocar sistemas de abastecimento em todas as propriedades rurais do Estado até 2014. “Com as obras realizadas com os diversos parceiros, podemos dizer que será o primeiro Estado a universalizar cisternas ou reservatórios para os moradores da zona rural”, afirmou Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário