terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diocese de Pesqueira realiza Escola Fé e vida e Preparação da 5ª Semana Social Brasileira



Roda de Leitura do Seminário da 5ª Semana Social Brasileira
          No período de 23 a 24 de novembro, a Diocese de Pesqueira realizou no Seminário São José o terceiro módulo da Escola Fé e Vida. Já no dia 25 de novembro, ocorreu a preparação da 5ª Semana Social Brasileira, através do Seminário da 5ª Semana Social Brasileira.
          O preletor do evento foi Ângelo Zanré, coordenador do Programa de Economia Popular Solidária da Cáritas Brasileira Regional NE II, pós-graduado em Sociologia, professor da FAFIRE e membro do Conselho Estadual de Economia Solidária de Pernambuco, que conduziu à temática  Políticas Públicas e Controle Social, levando a uma reflexão sobre os conflitos econômicos, políticos e sociais da atualidade. “Compreendemos desde o Estado repressor e autoritário, até as mobilizações de massa em busca de uma construção efetiva da cidadania”, disse Risaldo Gomes, articulador da Cáritas Diocesana, sobre o aprendizado do tema apresentado.
O Professor Francisco Aquino e de Maria Aparecida, da Pastoral Carcerária também levaram uma palavra ao público durante o evento, enriquecendo ainda mais a construção do tema.
Participaram dos eventos aproximadamente 34 participantes, dentre esses, leigas e leigos da Federação das Associações, de Pesqueira; Grupo Arca da Aliança, de Pesqueira; Movimento Mãe Rainha; Paróquia N. Senhora da Conceição, Paróquia Santa Águeda e Paróquia Nª Senhora da Imaculada Conceição, de Pesqueira; Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Belo Jardim; Paróquia São José, de Venturosa e Seminaristas do Propedêutico, de Pesqueira.
 A Escola Fé e Vida teve início na sexta-feira (23) com uma missa celebrada pelo Pe. Luiz Benevaldo. “Foi um final de semana intenso, bonito, participativo!”, definiu Cícero Romero, mais conhecido como Nado, Presidente da Associação de Moradores do Loteamento Portal.
          No sábado (24) pela manhã houve a participação 17 jovens das comunidades rurais de Arcoverde, Buíque e Pedra, cujos pais são beneficiados pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que tem como objetivo “fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de rendas às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para a produção de alimentos”, conforme explicação Edimilson Paulino, coordenador do projeto que é mobilizado pela Diocese de Pesqueira através da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
          Os participantes da Escola Fé e Vida também participaram de momentos descontraídos, como a visita para conhecer o Monte da Graça, uma vez muitos participantes eram de outros municípios. O passeio foi finalizado com o retorno ao Seminário São José, onde o seminarista Leandro Inácio animou o público com músicas de Luiz Gonzaga, fazendo uma alusão ao Centenário do Rei do Baião.
No último dia do evento, 25 de novembro, ocorreu o Encontro da 5ª Semana Social Brasileira – Região Pesqueira I (Cimbres, Pesqueira e Poção), contando com pessoas de Associações de Comunidades Rurais (Mutuca, Papagaio), Vila de Cimbres (jovens da comunidade indígena Xukuru de Ororubá) e Poção (Cáritas Paroquial e União Brasileira de Mulheres).
Ir. Luzia Ribeiro Furtado, da Congregação das Irmãs Dimesse Filhas de Maria Imaculada, acolheu a todos cantando o seguinte refrão: “Fui convidado pra Semana Social, e respondi: Tô nessa. Fui convidado pra Escola Fé e Vida, e respondi: tô nessa. Tô nessa porque sou cristão, fui batizado e tenho uma missão”.
A temática da 5ª Semana Social Brasileira conduz para um ideal de uma sociedade do Bem Viver, inspirada na convivência fraterna dos povos indígenas. O encontro foi ilustrado com músicas de Luiz Gonzaga e um vídeo mostrando as ações da Diocese de Pesqueira. Durante o encontro foi lida e discutida em pequenos grupos a Nota de Solidariedade composta pelo Bispo Diocesano, Sacerdotes, Religiosos e Religiosas, Pastorais e Organismos Sociais e Movimentos de Evangelização sobre a estiagem que assola o semiárido.
A Irmã Luzia convidou aos participantes a refletir sobre a temática: “Tomara que a Seca que assola o Nordeste não entre dentro de nossos corações! Tomara que não fiquemos secos, abatidos com esta mudança climática e que este abatimento não tome conta do nosso interior. Se a SECA entrar dentro do nosso eu vai acarretar vários danos e, um deles vai nos deixar indefesos, sem força de reagir, sem força de construir, sem força de mobilizar. Não deixemos, meus irmãos, que a seca entre dentro de nós. É preciso ter coragem para lutar e desafiar tudo aquilo que incomoda a dignidade da pessoa humana, é preciso cavar “fundo” para descobrir as nascentes de vida que há dentro de nós, e aprender das flores a desabrochar a partir de raízes profundas”.
Na finalização do Seminário da 5ª Semana Social Brasileira houve a indicação dos delegados para o Seminário de 27 de janeiro de 2013. Os escolhidos para representar no citado evento foram:
1.      Cícero Ednaldo de Souza – Pesqueira / Arca da Aliança
2.      Cícero Romero da Silva de Carvalho – Pesqueira / Portal – Associações
3.      Evandro José Emidio – Pesqueira / Mutuca
4.      Maria Aparecida Cordeiro da Silva – Pesqueira / Mutuca
5.      Firmino Fernandes Maciel – Pesqueira / Pastoral Carcerária
6.      Átila da Silva – Pesqueira - Cimbres / Povo Xucuru
7.      Ivone Maria Paixão de Andrade - Pesqueira / Associação Milho Branco
8.      Lúcia de Fátima Cordeiro dos Santos – Poção / UBM
9.      Maria do Socorro Barbosa – Poção / Cáritas Paroquial
10.  Marcia Cavalcanti de Almeida – Pesqueira / Vila Anápolis

Neilda Pereira, Coordenadora da Cáritas Diocesana de Pesqueira, participou do Seminário da 5ª Semana Social Brasileira partilhando a sua experiência no encontro da ASA nacional em Januária-MG, o VIII EnconASA, ressaltando a importância de nossa participação na construção de uma nova sociedade.” Os rumos da nova sociedade somos nós que construímos! A Igreja tem um papel fundamental no processo de construção de novas políticas públicas. Queremos construir uma nova sociedade a partir de nossa realidade. Somos homens e mulheres com conhecimento e somos capazes de discernir caminhos para melhorar a educação e saúde em nossa região. Precisamos começar a nos interessar pelos movimentos na Câmara de Vereadores de nossos municípios, saber como é discutido o orçamento no município onde vivemos, despertar a força e capacidade de mobilização de nossa região. Se não participarmos, outros decidem por nós e nem sempre decidem o que é melhor para nós”, afirmou Neilda Pereira.
Para encerramento da Escola Fé e Vida, foram entregues aos participantes do evento os certificados por Neilda Pereira e Ângelo Zanré.

Irª. Luzia Furtado
Risaldo Gomes – Articulador da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário