terça-feira, 27 de novembro de 2012

REGIONAL NEII REALIZA 4º MODULO DA ESCOLA FÉ E POLÍTICA

Participantes da Escola Fé e Política

Nos dias 23 a 25 de novembro de 2012  as dioceses que fazem parte do Regional NE II, através dos seus representantes, realizaram o 4º módulo da Escola Fé e Política Pe Humberto Plummen, na cidade de Macaíba RN. A Diocese de Pesqueira se fez presente no Módulo, pelo Bispo D. José Luis e o aluno Antonio Oliveira.

A pauta das discussões foi: A Democracia e o Estado Brasileiro, onde os trabalhos são voltados para a conscientização sobre a política comprometida com as causas do povo. A ideia é que devem ser desenvolvidos debates e ações necessárias para as mudanças estruturais no meio social. Nesse espaço coloca-se a 5º semana social Brasileira, cujo tema é Estado para que e para quem? As dioceses foram assim convidadas a um trabalho em grupo com o tema diante da pergunta: Estado que temos e o Estado que queremos, quais os maiores desafios para as Pastorais e Movimentos Sociais?

As respostas aos questionamentos devem constituir fóruns populares para busca de soluções as questões do fortalecimento das ações sociais, visto que se percebe o enfraquecimento das Pastorais sociais por parte dos agentes, justificada por questões ligadas ao confiar ações à política e não ter a devida resposta. A discussão mostra que as ações não devem ser transformadas e política partidária e sim em trabalhos constantes pelo bem da sociedade.
O próximo módulo está agendado para os dias 22 a 24 de fevereiro de 2013 em Palmeira dos Índios – AL, tendo como tema: Políticas Públicas e Participação Social.

Antonio Oliveira
Aluno Escola Fé e Política Pe Humberto Plummen

Nenhum comentário:

Postar um comentário