segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cáritas Diocesana participa do Interregional Nordeste no Ceará



Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nos dias 06,07 e 08 de novembro a Cáritas Brasileira realizou Interregional Nordeste ,na praia do Presídio em Aquiraz no Ceará.
O encontro reuniu todas as Cáritas Regionais como a Nordeste 2, Nordeste 3, Piauí , Maranhão e Ceará .
O objetivo do encontro foi debater a atual conjuntura política, econômica, social brasileira especificamente do Nordeste, buscando compreender as causas das diversas fomes e da injustiça social presente nessa região do país. Vislumbrando ações de resistência e superação protagonizada pelos nordestinos/as, fortalecendo a Campanha Mundial Uma Família Humana, Pão e Justiça para todas as pessoas.
Dentre a programação houve palestra sobre impactos e projetos em comunidades, presidida por Cristiane Faustino, representante do Instituto Terramar, e Rodrigo Medeiros , RENAP ( Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares .
E uma visita a associação de catadores no bairro de Jangurussú a ASCAJU na periferia de Fortaleza. Separados em grupos os agentes cáritas vivenciaram o trabalho dos catadores na própria associação, e conheceram a realidade das famílias em sua residência.
A catadora e coordenadora da associação Dona Sebastiana,73 anos, explicou como funciona a coleta e reciclagem de material no galpão, e, segundo ela, a parceria com a Cáritas Regional do Ceará foi fundamental para transformação nas vidas dos 73 associados.
"Após o fechamento do lixão , tivemos que trabalhar outras forma de sustento e fundar a associação foi o divisor de águas. O acompanhamento da Cáritas Ceará foi fundamental nesse processo", declarou Dona Sebastiana. 
A comunidade de Jangurussú está vivenciando a Campanha Mundial “Uma Família Humana, Pão e Justiça Para Todas as pessoas”, e como gesto concreto, foi realizado uma caminhada pelas ruas. As crianças acompanhas pelo Programa Infância, Adolescência e Juventude (Piaj) ,e percussão Palmerê, ambas utilizam caixas, tambores, bacias e pedaços de madeira como instrumentos musicais surdos, repiques e outros objetos sonoros.
“Aqui é uma terra de gente forte, guerreira, lutadora e repleta de esperança. A Cáritas semeou isto aqui e só temos a agradecer", afirmou a moradora Lilian.
Para encerrar o momento, uma celebração da palavra foi realizada na comunidade, onde houve o lançamento da Campanha 10 Milhões de Estrelas, que tem como objetivo lutar pela paz, através de um gesto simbólico para o fim da fome no mundo. A Campanha já é realizada pelo mundo desde 2002 e prevê a distribuição de 10 milhões de velas acesas em praças e ruas na noite de Natal.
Ao final do encontro os regionais avaliaram as atividades desenvolvidas em cada Regional em 2014, e elencaram as propostas e prioridades para o próximo Interregional Nordeste , em 2015, que será organizado pelo Regional Nordeste 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário