Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira
Todos os anos em comemoração ao seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956, a Rede Cáritas Brasileira promove a Semana da Solidariedade. Este ano ela acontece de 7 a 14 de novembro com diversas ações em comunidades, paróquias, dioceses e regionais da Cáritas em todo Brasil com o objetivo de evidenciar e fomentar a cultura da solidariedade em prol das pessoas em situação de exclusão social. Na Cáritas Diocesana de Pesqueira, a Semana ocorrerá de 7 a 16 de novembro, com participação da equipe e diretoria Cáritas, representantes das Cáritas Paroquiais e das Pastorais Sociais de Pesqueira.
“Para nós enquanto Cáritas, a Semana da Solidariedade tem um significado diferente. É se colocar no lugar do outro, é olhar o próximo tão próximo e se sentir no lugar dele”, falou Santina Tereza, agricultora e tesoureira da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
Com o tema “A pobreza bem compreendida e bem vivida, pode e deve ser a riqueza dos povos” a Semana da Solidariedade faz alusão a Campanha Mundial, Uma Família Humana, pão e justiça para todas as pessoas,lançada no Brasil em dezembro de 2013 pela Cáritas Brasileira, com o propósito de sensibilizar e mobilizar a Igreja, e sociedade diante à realidade da fome e desigualdades vividas pelo mundo e inclusive no Brasil, além de tentar evidenciar as ações promovidas pela Rede Cáritas e Igreja no combate aos problemas que cercam a miséria.
Na ocasião, Padre Fábio, assessor Eclesiástico da Cáritas Diocesana de Pesqueira, fez uma explanação sobre o tema da Semana , seguida de uma roda de conversa onde os participantes puderam também relatar casos e experiências de trabalhos solidários em suas comunidades. A programação contou também com reflexões de como podemos trabalhar a solidariedade em nosso dia a dia, e de que maneira podemos ajudar ao próximo. Histórias como a de José Marcio, agente da Pastoral da Sobriedade, que trabalha com os dependentes químicos ,e um vídeo de Seu Geraldo, da Comunidade Fonte de Misericórdia, contando sobre o trabalho de distribuição de alimentos foram exemplos de trabalhos solidários.
“Este é o quarto ano que vivenciamos a Semana da Solidariedade. E trabalharemos a solidariedade a partir de ações e gesto. Ações que podem parecer simples, mas que motivam e despertam as pessoas”, declarou a Secretária Executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira.
As atividades foram finalizadas com a apresentação da Programação da Semana da Solidariedade no âmbito da Diocese de Pesqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário