quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Campanha Mundial é tema da Semana da Solidariedade realizada pela Cáritas Diocesana de Pesqueira

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Todos os anos em comemoração ao seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956, a Rede Cáritas Brasileira promove a Semana da Solidariedade. Este  ano ela  acontece  de 7 a 14 de novembro   com diversas ações em comunidades, paróquias, dioceses e regionais da Cáritas em todo Brasil com o objetivo de evidenciar e fomentar a cultura da solidariedade em prol das pessoas em situação de exclusão social. Na  Cáritas Diocesana de Pesqueira, a Semana   ocorrerá  de 7 a 16 de novembro, com  participação da equipe e diretoria Cáritas, representantes das Cáritas Paroquiais e das Pastorais Sociais de Pesqueira.
“Para nós enquanto Cáritas, a Semana da Solidariedade tem um significado diferente. É se colocar no lugar do outro, é olhar o próximo tão próximo e se sentir no lugar dele”, falou Santina Tereza, agricultora  e   tesoureira da  Cáritas Diocesana de Pesqueira.
 Com o tema  “A pobreza bem compreendida e  bem vivida, pode  e deve ser a riqueza dos povos” a Semana da Solidariedade faz alusão a Campanha Mundial, Uma Família Humana, pão e  justiça para todas as pessoas,lançada no Brasil  em  dezembro de 2013 pela Cáritas Brasileira, com  o propósito de sensibilizar e mobilizar a Igreja, e sociedade diante à realidade da fome e desigualdades vividas pelo mundo e inclusive no Brasil, além de tentar evidenciar as ações promovidas pela Rede Cáritas e Igreja no combate aos problemas que cercam a miséria.
 Na ocasião, Padre Fábio, assessor Eclesiástico da Cáritas Diocesana de Pesqueira, fez uma explanação sobre o tema da Semana , seguida de uma roda de conversa onde os participantes puderam também relatar casos e experiências de trabalhos solidários em  suas comunidades. A programação  contou também com reflexões de como podemos trabalhar a solidariedade em nosso dia a dia,  e de que maneira podemos ajudar ao próximo. Histórias como a de José Marcio, agente da Pastoral da Sobriedade, que   trabalha com os dependentes químicos ,e um vídeo de Seu Geraldo, da Comunidade Fonte de Misericórdia, contando sobre o trabalho de distribuição de alimentos  foram  exemplos  de trabalhos  solidários.
“Este é o quarto ano que vivenciamos a Semana da Solidariedade. E trabalharemos a solidariedade a partir de ações e gesto. Ações que podem parecer simples, mas que motivam e despertam as pessoas”, declarou  a Secretária Executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira.
As atividades foram finalizadas com a apresentação da Programação da Semana da Solidariedade no âmbito da Diocese de Pesqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário