Os dias 14 e 15 de novembro foram marcados pela Assembleia Diocesana de Pastoral. As paróquias e áreas pastorais sediadas nas treze cidades que compõe o território diocesano participaram da assembleia. A Paróquia Nossa Senhora do Livramento, da cidade de Arcoverde, conduziu o oficio da Luz,ajudando-nos a fazer memória das situações que existem em nossas paróquias,grupos, movimentos e pastorais.
Dom José Luiz Ferreira Salles,bispo diocesano,motivou todos à reflexão,avaliação e planejamento da ação missionária e evangelizadora na diocese a proclamar a leitura de Jo 8,12, que diz:"Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" ,
Representando a Coordenação Diocesana de Pastoral e Cáritas Diocesana de Pesqueira, o articulador Risaldo Gomes , conduziu o painel com a retrospectiva de 2012,ressaltando a necessidade de renovação das paróquias, para que sejam expressões da igreja sendo comunidade de comunidades.
Na manhã do sábado, o bispo diocesano presidiu uma missa,e os participantes distribuídos em grupos analisaram pontos sobre as demandas urgentes da Igreja , escolhendo entre eles prioridades chave. Igreja em estado permanente de Missão; Igreja, casa de iniciação à vida cristã; Igreja, lugar da animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja, Comunidade de Comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos.
Pe.Marconi José Barbosa,paróco da Catedral de Santa Águeda, e Frei Francisco Fernando da Silva, da Ordem dos Frades Menores, conduziram a explicação sobe o Sínodo Diocesano em preparação ao centenário, que apresentou em votação a necessidade de celebrar ou não um sínodo, por unanimidade foi votado que sim, considerando que a Diocese de Pesqueira, guiada pelo Espírito Santo, a luz da Palavra de Deus, e com a contribuição de todos refletirá sobre os desafios que nos cercam para a evangelização dos tempos modernos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário