domingo, 8 de setembro de 2013

PESQUEIRA REALIZA “GRITO DOS EXCLUÍDOS”


Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana
 de Pesqueira. 
Foi com uma caminhada pelas principais ruas de Pesqueira, no Agreste do Estado, que a Cáritas Diocesana promoveu a 19º edição do “Grito dos Excluídos”.  Durante percurso, estações nas vias públicas traziam reflexões político-sociais de temas pertinentes à sociedade brasileira. O momento reuniu cerca de 300 pessoas, além da população, contou também com as presenças de representantes de pastorais da Igreja Católica, lideranças políticas, jovens, agricultores e agricultoras do município. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira (05).

Em três estações nas principais ruas da cidade, os participantes refletiram por meio de leituras, depoimentos e apresentações culturais temas como saúde pública, sistema penitenciário, protagonismo da juventude na sociedade atual e política brasileira. “O ‘Grito dos Excluídos’ é espaço em que a população, os movimentos sociais e a Igreja chamam à atenção e para o compromisso com as causas dos excluídos e das desigualdades socais no Brasil”, esclarece a coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira e Coordenadora da ASA pelo Estado de Pernambuco, Neilda Pereira.

Em mensagem durante a caminhada, o bispo da Diocese de Pesqueira, Dom José Luís Ferreira Salles, cobrou mais ações políticas frente a exclusão social. “Queremos mais políticas públicas que garantam condições de vida saudável e digna para nossos jovens, homens, mulheres e crianças. Esta é uma caminhada de solidariedade, de junção de pensamentos por um país mais justo e igualitário”, enfatizou.

A programação terminou em frente a Câmara de Vereadores do município. Na ocasião, a agricultora Maria de Fátima entregou ao presidente do Legislativo, Tito França, uma pauta de reivindicações dos movimentos sociais e da famílias agricultoras de Pesqueira.

GRITO DOS EXCLUÍDOS - É um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil, em 07 de setembro. Estas manifestações têm como objetivo dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e sinalizar e propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva. Promovido pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; sua primeira edição foi em 1995.


Daniel Ferreira
Jornalista 4140 DRT/PE
(87) 9998.0005

Nenhum comentário:

Postar um comentário