quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Grupos de Mulheres Rendeiras visitam experiências na Paraíba


Participantes do Intercâmbio entre a Cáritas Paroquial
Cruzeiro de Poção, Lage do Carrapicho e Coopetigre
No dia 27 de agosto um grupo de mulheres rendeiras da Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção e Comunidade Lage do Carrapicho, de Alagoinha, acompanhadas pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, realizaram visita a Coopetigre, que é uma cooperativa de Artesãs de São João do Tigre, na Paraíba, formada por mulheres de comunidades carentes e de assentamentos do Cariri Ocidental. O objetivo da visita foi a troca de experiência entre os três municípios.

A ideia do intercâmbio surgiu de uma iniciativa da Cáritas Diocesana de Pesqueira com o intuito de ampliar a visão de negócios das artesãs da Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção e da Comunidade de Lage do Carrapicho. “Esse tipo de atividade tem contribuído para que as mulheres conheçam outras realidades e interajam com outros grupos, tendo estímulo para fabricar peças mais elaboradas e que no futuro, quem sabe, elas não possam estar pensando numa coleção de renda renascença?”, disse Catarina Márcia, Assessora pedagógica da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

A visita foi acompanhada pela presença da representante da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária-SARA/ Karlone Barroca, que salientou a importância da atividade na elevação da autoestima das rendeiras, como o “empoderamento das artesãs e fortalecimento de vínculos”, disse Karlone.

A senhora Dirce, representante do Governo Estadual da Paraíba, também participou do intercâmbio e colocou que temos um desafio grande a ser superado “que é fazer com que a população jovem valorize a Renda Renascença e vença o atravessador”, afirmou Dirce.

Na ocasião o grupo foi recebido na sede da Coopetigre pelo grupo de mulheres e em nome das associados/as. Dona Maria de Lourdes, a presidenta da associação, recebeu o grupo com uma dinâmica. “Conversar com mulheres iguais a gente, que tem a mesma atividade que não seja do Tigre, é uma honra e é bastante interessante”, disse Dona Maria de Lourdes.

Dona Lourdes ainda apresentou um pouco da história do surgimento da Cooperativa e relata que hoje existem 40 associados/as, que antes de serem cooperadas, enfrentavam dificuldades com a comercialização, risco, costura e atravessadores. Todos/as cooperadas pagam uma mensalidade e esta mensalidade ajuda nas despesas e manutenção da sede. A cooperativa possui sede própria, mas precisa de uma reforma.

Dona Lourdes colocou a importância do trabalho comunitário, que também pode ser terapêutico “pois aqui esquecemos um pouco nossos problemas pessoais, aqui a gente trabalha, conversa e se distrai um pouco”, informou Dona Lourdes. “Sabemos que nosso trabalho tem muitas qualidades, porém é difícil competir com a falta de emprego e de oportunidade em nossos municípios, pois a realidade de Poção não é muito diferente daqui,” completou.
Catarina Márcia
Assessora Pedagógica da Cáritas Diocesana de Pesqueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário