sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Comunidade Alegre em Pedra recebe capacitação em viveiro de mudas do Programa Uma Terra e Duas Águas

Turma de capacitando em viveiro de mudas

No ultimo final de semana (14 e 15) aconteceu uma capacitação em viveiro de mudas, na comunidade do Alegre, no município da Pedra, para um quantitativo de 10 famílias. A iniciativa partiu da Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana, sendo executado pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1 + 2), em parceria com a Articulação no Semiárido (ASA).

Na ocasião, o instrutor Lucinaldo fez uma troca de experiências com as famílias, com a visita na propriedade do agricultor Miguel Pereira (participante da capacitação), quando foram apresentadas na prática algumas formas de se produzir mudas, como: enxertia, dormência de algumas sementes e alguns tipos de compostagem. O técnico Fábio Andrade e a coordenadora do P1 + 2, Roseilda Couto, acompanharam a capacitação e aconselhou aos participantes colocar em prática os ensinamentos. “É uma oportunidade de trocar conhecimentos e praticar as experiências na própria comunidade”, disse Roseilda. “A maioria de nós (agricultores) se interessa por mudas tanto para nós como para comercialização”, afirmou Miguel, que já tem planos de venda para as mudas que venha a produzir futuramente.

De forma muito dinâmica o conteúdo foi trabalhado dando a devida importância ao associativismo para a organização das pessoas e da comunidade como todo, contribuindo assim com o incentivo do trabalho coletivo na perspectiva de avançar nos diversos tipos de produção que as famílias trabalham. “Essa capacitação despertou nas famílias a importância de trabalhar o manejo do solo de forma equilibrada, para que cada muda produzida pelas famílias, possa trazer resultados significativos para o trabalho por elas exercidos”, afirmou Roseilda.

Posteriormente um viveiro de mudas será construído na propriedade da agricultora Dona Cícera, que dispôs do espaço onde as famílias continuaram dando prosseguimento à parte prática da capacitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário