segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Comunidade Armazém, em São Bento do Una, comemora chegada de cisternas


Missa comemorativa pela chegada das cisternas na
comunidade Armazém
Dia 31 de agosto a comunidade de Armazém, em São Bento do Una, esteve em festa. O motivo é a conquista de 26 cisternas de placa de 16 mil litros e 26 cisternas calçadão, com capacidade de 52 mil litros, do Programa Pernambuco Mais Produtivo. Na data festiva toda a comunidade esteve reunida numa missa comemorativa, celebrada pelo Pe. Bento, e logo após uma recepção na Escola Municipal Jerônimo Sobral.

A Cáritas Diocesana de Pesqueira esteve prestigiando o momento com a presença de Itamar de Carvalho, coordenador do Programa Pernambuco Mais Produtivo; Devaldo Silva, técnico agrícola da Cáritas Diocesana de Pesqueira e Adriana Leal, comunicadora popular da Cáritas Diocesana de Pesqueira.  “É um fruto de luta, pois nada vem por acaso. Faço votos de sucesso e a partir dessa conquista, outras virão”, comemorou Itamar. “Eu deixei roçado. Já plantei por último para não perder a cisterna. E minha mulher já está plantando alface, coentro”, disse Adalberto Ferreira, beneficiário de uma das cisternas, que esteve envolvido na construção, e agora na plantação de hortaliças juntamente com a esposa, uma vez que já podem utilizar a água da cisterna para regar as plantas. “Antes usava água de um barreiro, era um esforço muito grande”, lembrou Seu Adalberto.

Atualmente a comunidade já possui 76 cisternas, dentre as com capacidade para 16 mil litros e 52 mil litros. A primeira é destinada ao suprimento de água para beber e cozinhar, e a segunda para suprir água para produção de alimentos.  “Esse ano nós temos que elevar as mãos para o alto e agradecer as chuvas e a construção das cisternas na comunidade Armazém. É motivo de alegria porque sem água a gente não pode viver”, disse Pe. Bento no momento da missa, quando também incentivou a busca de outras melhorias para a comunidade.  “A gente não precisa só de cisternas, é de muitas coisas a mais”, confirmou a Dona Brasiliana, que é a Presidente da Associação de Agricultores na Comunidade Armazém. Após a missa uma cisterna de placa foi aspergida para oficializar a bênção da água na Comunidade Armazém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário