quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cáritas Diocesana de Pesqueira participa do Grito dos Excluídos 2013


“Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos definido pela a coordenação do Grito que acolheu sugestões de vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos, para a escolha. Esse ano a Juventude está no centro dessa manifestação que acontece em 07 de setembro.
A Cáritas Diocesana de Pesqueira está em fase de preparação para o Grito dos Excluídos. Nesta quinta-feira (05) haverá uma caminhada com a participação popular pesqueirenses de acordo com a seguinte programação:

Caminhada do Grito dos Excluídos

Início: Escola Estadual Arruda Marinho
Horário: 19h
Boas - Vindas -  apresentação cultural – caminhada com símbolos, faixas, Cruz (que peregrinou com os jovens pela Diocese de Pesqueira)
1ª parada
Local: Convento dos franciscanos
Depoimento da Pastoral Carcerária
Depoimento de um Agente de Saúde.
Coreografia da Oração de São Francisco (JUFRA)
 2ª parada
Local: Cáritas Diocesana de Pesqueira
Momento com  Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira, e em seguida um pedido de perdão pela violência que os jovens são obrigados a enfrentar.
 3ª parada
Local: Catedral de Santa Águeda
Proclamação da Palavra Mateus 25, 31-46
Momento do Setor Juventude sobre o tema central do 19° Grito dos Excluídos
Momento com  a Pastoral da Sobriedade
Apresentação Cultural
Culminância
Local: Câmara dos Vereadores
Momento com dona Fátima (Associação de Papagaio – Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo)
Momento com Lourinaldo (integrante da Banda de Música)
Momento com a  liderança indígena
Preces
Bênção de Deus (Pe. Jailson).
Apresentação dos Quilombolas – Dança do Toré – Banda de Música.
 O Grito dos Excluídos - O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado em um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.

O Grito é parte do processo da 5ª Semana Social Brasileira e no ano passado trouxe o lema: Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população! O Próximo encontro nacional dos articuladores e articuladoras do Grito acontecerá nos dias 26 a 28 de abril , em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário