segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cáritas Diocesana de Pesqueira participa do I Seminário de Convivência com o Semiárido em São Bento do Una

Dia 13 de setembro (última sexta feira) aconteceu o I Seminário Municipal de Convivência com o Semiárido no Auditório do Colégio Cônego João Rodrigues, em São Bento do Uma. O evento teve como objetivo discutir ações e soluções para conviver com a seca que assola a maior parte do Estado de Pernambuco. Diversas cidades estão realizando seminários como esse para que possa contribuir com o Governo de Pernambuco, que realizará um Plano Estadual.   A Cáritas Diocesana de Pesqueira esteve sendo representada por Itamar de Carvalho, coordenador do Programa Pernambuco Mais Produtivo através da Diocese de Pesqueira.
Participaram do evento o Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária Aldo Santos; a Prefeita de São Bento do Una Débora Almeida; o Vice-prefeito Alexandre Batité; o Presidente do IPA, Júlio Zoé; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Paulo Renato; a Secretária de Trabalho e Ação Social, Sueli Maciel; a Coordenadora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Araci Miranda, os vereadores Avanildo Cavalcante e André Valença; Neide do Hospital e Cícera da Rua Nova, representantes de associações e moradores da Zona Rural. “Num evento dessa natureza, a população discute alternativas para que os municípios estejam planejados para o futuro e com isso garantir que as pessoas estejam em condições de viver com mais dignidade”, disse Aldo Santos, Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.

Durante o seminário, foi ministrada uma palestra pelo representante da Diocese de Pesqueira e da Articulação do Semiárido de Pernambuco (ASA), Itamar de Carvalho, que teve como público alvo agricultores, líderes comunitários, presidentes das associações, representantes dos sindicatos, da comunidade quilombola, funcionários e pessoas envolvidas das secretarias de educação, agricultura e assistência social do município. “Foi uma palestra onde fizemos algumas provocações de quais as ações que nós precisamos estar atentos para uma boa convivência com semiárido, quais as estratégias para que com uma próxima estiagem a gente consiga passar melhor e trouxemos elementos, alguns dados referentes a questão fundiária no semiárido, a questão do estoque de alimentos não só para nós humanos, mas para os animais, uma vez que mais da metade do rebanho foi dizimado agora nessa estiagem, então nós precisamos pensar um pouco mais na lógica da estocagem de ração, de bancos de proteínas, algumas estratégias que fortaleçam a agricultura familiar. Foi uma estratégia no sentido de estar alertando o poder público que estava presente e a sociedade da necessidade de se organizar, de fortalecer as associações e os agricultores para a convivência com o semiárido”, informou Itamar de Carvalho.

O Seminário de São Bento do Una de Convivência com o Semiárido é o início da organização que os municípios pernambucanos estejam sendo estimulados pelo Governo pelo Estado através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e Secretaria Executiva de Agricultura Familiar à  linha da convivência com o Semiárido. “A ideia é que não só em São Bento, mas todos os municípios do Semiárido Pernambucano possam elaborar seu Plano Municipal de Convivência com o Semiárido. A organização formou uma comissão que vai fazer a escuta junto às comunidades rurais, e da comunidade urbana, do que é prioridade de convivência com o semiárido e  incluir estes aspectos no plano municipal. Isso será também elemento de discussão na Conferência Territorial que vai acontecer em cada região de desenvolvimento do estado”, informou Itamar de Carvalho.  As orientações sobre a conferência territorial serão repassadas a partir de uma capacitação que vai haver do Garantia Safra, agora no dia 26 de setembro, em Arcoverde, e 27 em Garanhuns, onde o Governo do Estado vai dar o norte das discussões que devem ocorrer nos municípios para provocação de elementos que constituam esses planos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário