sexta-feira, 31 de maio de 2013

Diocese de Pesqueira recebe pesquisadores da UFPE para experiência na área de recursos hídricos


Dia 29 de maio, estiveram reunidos no Seminário São José, em Pesqueira, pesquisadores da UFPE, ProRural e equipe da Diocese de Pesqueira para participar de uma atividade sobre a potabilidade da água das cisternas de placa.

Pesquisadores observando uma cisterna de placa
com capacidade  para 16 mil litros
Os participantes do evento visitaram o Sítio na Comunidade Lagoa do Campo, situada no distrito de Mimoso, Pesqueira/PE.  O objetivo da visita foi conhecer um sistema de captação de água que está sendo desenvolvido por pesquisadores da UFPE. Esse sistema visa captar água das chuvas, separando a primeira água das chuvas que geralmente vem suja em consequência da sujeira acumulada no telhado sem ter que desperdiçá-la. A água suja é armazenada em um recipiente, e como é imprópria para o consumo, a mesma pode ser utilizada para os animais ou as plantas, tornando-a reaproveitável de certa forma e contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental.

 O sistema elaborado é importante por que acaba com o medo do desperdício. Segundo Júlio pesquisador da UFPE, há certa resistência por parte dos agricultores em separar a água suja da água limpa, por causa do desperdício e assim a água acumulada na cisterna não era de qualidade. Com esse sistema, se garante água limpa de qualidade para a família, reaproveitando a água que antes poderia ser jogada fora. Geralmente a água da primeira chuva é separada, a chuva dos dias posteriores é captada para cisterna. Quando há um intervalo de dois dias, na volta da chuva a primeira água é separada novamente.

Para se construir um sistema deste tipo, o investimento é em torno de R$250,00 a R$300,00 sendo assim, uma tecnologia acessível para garantir a qualidade da água para os agricultores. Os estudos realizados nessa pesquisa mostram que com esse sistema a água acumulada nas cisternas consegue atingir algo em torno de 90% de pureza. E isso pode ser comprovado no depoimento dos beneficiários que relatam a diminuição dos casos de diarreia na família que antes da implantação desse sistema era muito frequente entre eles.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário