segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza Oficina de Comunicação



Dia 17 de maio a Diocese de Pesqueira ofereceu através da Cáritas Diocesana de Pesqueira a Oficina de Comunicação: Planejamento e Estratégias, no auditório do Seminário São José. O facilitador foi o jornalista Daniel Ferreira, assessor de comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira. Toda equipe de trabalho da Cáritas Diocesana de Pesqueira participou da oficina, que teve como objetivo a implantação do Plano de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Os integrantes da oficina tiveram a oportunidade de refletir o papel e a importância da comunicação na vida da organização, das famílias agricultoras e das atividades desenvolvidas especialmente no meio rural, que é foco do trabalho da Cáritas Diocesana de Pesqueira, pois muitas ações são voltadas para a convivência com o Semiárido.

Houve também um momento de identificação das ações/atividades prioritárias que visibilizam a missão e a trajetória da organização em nível local e estadual, bem como a identificação e sugestão de implantação de instrumentos de comunicação que potencializem as ações da organização em nível local e estadual.
Oficina de Comunicação: Planejamento e
Estratégias, no Seminário
São José
A prática de sistematização e produção do conhecimento entre equipe da organização foi estimulada entre os participantes da oficina, como busca do uma comunicação proativa, circular, que seja construída num conjunto e leve a mudanças sociais. “Precisamos entender e praticar a comunicação como uma estratégia de mobilização e formação social”, ressaltou Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira e coordenadora executiva da Articulação no Semiárido pelo estado de Pernambuco.

Trabalho em grupo – dentre as atividades da Oficina de Comunicação, os participantes traçaram ações prioritária da comunicação organizacional identificando os meios e instrumentos de comunicação da/para a organização e dando sugestões em como potencializá-los. Além disso, foi temática dos trabalhos em grupo a sistematização das experiências exitosas no Semiárido, onde os integrantes da oficina relataram as suas ideias sobre sistematização, bem como os objetivos desta técnica. “Sistematizar é juntar cacos para construir vitrais” ensinou Daniel Ferreira, evidenciando a importância do técnico agrícola, que convive mais proximamente com o agricultor em transmitir a essência das experiências locais e o saber compartilhado. “A sistematização gera um registro que promove o empoderamento das famílias”, reforçou Daniel Ferreira.

Avanços no setor de comunicação – a Oficina de Comunicação despertou o olhar da equipe da Cáritas Diocesana de Pesqueira em relação a ações inovadoras na organização como um programa de rádio mais abrangente, a construção de um boletim eletrônico, um documentário sobre a organização, a divulgação da organização em programas de rádio regionais, a ampliação de material próprio de divulgação, panfletagem das ações da Cáritas Diocesana nas feiras locais, dentre outras sugestões, evidenciando uma ampliação do olhar dos componentes da organização na área de comunicação.

Daniel Ferreira – O jornalista Daniel Ferreira tem uma longa caminhada junto a Articulação no Semiárido – ASA/PE, é especialista em comunicação organizacional e educação no semiárido, mestrando em Desenvolvimento Rural e hoje integra a Assessoria de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário