quinta-feira, 2 de maio de 2013

Diocese de Pesqueira realiza Capacitação das Comissões Municipais em Arcoverde



Momento da reunião em Arcoverde
Cerca de 20 representantes de associações comunitárias, sindicatos dos trabalhadores rurais, cooperativas que integram as comissões municipais da ASA das cidades de Arcoverde, Buíque e Pedra participaram de uma capacitação para avaliar e planejar a execução do novo Termo de Parceria que foi celebrado entre Associação Programa Um Milhão de Cisternas – Ap1MC e Diocese de Pesqueira.

O Programa Uma Terra e Duas Águas visa a implementação de tecnologias sociais de captação de água a ser utilizada na produção de alimentos. Dentre estas tecnologias estão a cisterna calçadão, barragem subterrânea, barreiro trincheira, bomba d’água popular e outras.  Um dos objetivos da reunião foi apresentar o novo termo do P1 + 2, uma vez que a Diocese de Pesqueira vem executando essa ação na região há cinco anos. Umas das etapas primordiais é a seleção das famílias que serão beneficiárias do programa. “Essa é uma tarefa fundamental e para isso contamos com a ajuda das lideranças comunitárias”, disse Edmilson Paulino, coordenador do P1 + 2 pela Diocese de Pesqueira, durante a capacitação.

As Comissões Municipais são responsáveis pelo controle social dos programas, pois são canais efetivos de participação coletiva, que tem pautado a  efetivação da cidadania no envolvimento democrático da população e implementação das políticas públicas. No caso do Programa Uma Terra e Duas Águas, as comissões municipais ainda tem o papel de evidenciar as experiências exitosas entre os beneficiários do programa, sendo neste aspecto grandes parceiras da Diocese de Pesqueira, pois propiciam um trabalho de base. 

A luta por políticas públicas que valorize as experiências locais foi outro ponto importante levado em conta na reunião. “No semiárido a gente não quer qualquer política, nós queremos ações estruturantes”, disse Neilda Pereira, coordenadora executiva da Articulação no Semiárido – ASA em Pernambuco e coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira, que também incentivou os participantes da capacitação a ir além da água para beber e cozinhar. “Nós estamos numa fase que é a inovação e uma formação que nos possibilite dialogar com o poder público. O momento que nós estamos agora é de construir novas políticas públicas”, reforçou Neilda.

No fechamento da capacitação houve uma proposta dos participantes da realização de um encontro com a sociedade civil organizada e lideranças políticas, mostrando que as mobilizações sociais propiciam uma visão ampla e coletiva da busca pelas políticas públicas contextualizadas para o semiárido. “O que é que nós estamos precisando fazer? Inovar!”, desafiou Iolanda Andrade, participante do evento e coordenadora do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável em Buíque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário