segunda-feira, 27 de maio de 2013

Diocese de Pesqueira inicia capacitações de pedreiros em Alagoinha - PE



No período de 20 e 21 de maio foi realizada mais uma capacitação de pedreiros pela Diocese de Pesqueira através do Programa Pernambuco Mais Produtivo. O evento aconteceu no Sítio Regalo, em Alagoinha e contou com a presença de 22 pedreiros que conheceram as técnicas de construção da cisterna calçadão, uma das tecnologias sociais aplicadas ao Programa Pernambuco Mais Produtivo.

Pedreiros participando de formação em Alagoinha
Um dos objetivos da capacitação de pedreiros é contribuir para a formação de agricultores e agricultoras na construção de  tecnologias sociais do Programa Pernambuco Mais Produtivo, gerando desta forma trabalho e renda nas comunidades onde são inseridas as construções que conta com a parceria da Diocese de Pesqueira e Secretaria Executiva da Agricultura Familiar do estado de Pernambuco.

Somente na residência de apoio onde foi realizada a capacitação de pedreiros foram capacitados os dois filhos do casal. A dona da casa Gilvaneide Mendes, que é agricultora, já sonha em utilizar a cisterna calçadão que foi construída em sua propriedade. “É muito bonita, mas é de muita responsabilidade. A esperança é muito grande. A gente quer ampliar a plantação, pois já criamos animais”, disse D. Gilvaneide.

Apesar das dificuldades encontradas na capacitação como a falta de água, que ainda é fruto da estiagem, os participantes do evento estavam bastante animados quanto a multiplicação dos conhecimentos obtidos. “Pra gente é um prazer estar ensinando. Depois que a gente está no ramo, a gente vai embora. É um benefício grande”, disse Rubens Nelson, conhecido como Rubinho, pedreiro facilitador da capacitação.

Programa Pernambuco Mais Produtivo - O Programa Pernambuco Mais Produtivo tem como objetivo principal coletar água da chuva para produção de alimentos, garantindo assim a soberania alimentar e possível geração de renda através da comercialização dos produtos.
O programa tem como meta construir 15.500 cisternas calçadão de 52 m³, 1.000 terreiros de secagem, 150 tanques de pedra, 40 cisternas telhadão e 40 barreiros lonados, sendo estas tecnologias facilitadoras da convivência do homem com o semiárido, uma vez que visam manter as famílias no seu habitat, proporcionando uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário