segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESCOLA FÉ E VIDA ACONTECE EM PESQUEIRA COM O MÓDULO CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO




Mais uma vez os alunos e alunas da Escola Fé e Vida se encontraram, e desta vez para o segundo módulo da formação, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio de 2013. A mística de introdução lembrou a edição 2013 da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), no hemisfério sul, cujo tema foi “O que Deus exige de nós?”, inspirado em Miquéias 6,6-8.
Edésio, coordenador do Chapada, levando o tema Convivência
com o Semiárido
No dia 18 de maio foi lembrado o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, os alunos foram convidados a tomar parte do problema e assumir a nossa responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes, assumindo a posição de controle social exercido pela sociedade civil.
            O módulo Convivência com o Semiárido teve como facilitador Edésio Medeiros, que é o coordenador de programas do Chapada - Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe, que é sediado em Araripina – PE.
            Edesio ajudou a compreender as estratégias de convivência com o Semiárido, a partir da construção de um desenvolvimento sustentável no Semiárido brasileiro, por meio de tecnologias sociais de captação da água da chuva e da boa gestão da água nas comunidades rurais para a produção de alimentos de base agroecológica, permitindo que as famílias vivenciem um processo de formação voltado para a questão produtiva e social, resultando na melhoria da qualidade de vida das populações rurais, do semiárido nordestino e de um Brasil melhor. “A cronologia das secas mostra que estas são cíclicas e sempre existiram, porém o que falta são ações de captação de água”, ensinou Edésio sobre a convivência com o Semiárido.
Durante o evento, a comunicadora popular Adriana Leal apresentou aos alunos e alunas a Campanha Água no Semiárido: poupar e armazenar para não faltar. Adriana criou mecanismo de sensibilização da necessidade de economizar e armazenar água e que todos/as somos responsáveis em promover mudanças de comportamento de consumo, melhorando o meio ambiente e construindo um mundo mais sustentável. “A água no Semiárido é uma questão de grande relevância à qualidade de vida para garantir o bem estar social como um todo na região”, disse Adriana Leal.
            O seminarista Átila, descendente da etnia Xukuru, também teve uma participação na Escola Fé e Vida sobre a etnia Xukuru do Ororubá. Átila informou os índios estavam naquele fim de semana em Assembleia na Serra do Ororubá, como fazem há quinze anos, em memória da morte do Cacique Chicão, que foi barbaramente assassinado em maio de 1998 na cidade de Pesqueira devido a conflitos de terras.  A Assembleia Xukuru é espaço de conscientização política e formativa para que todo/as lutem e conquistem direitos fundamentais para a realidade indígena, destacando a garantia dos direitos humanos.

Risaldo Gomes – Articulador da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário