terça-feira, 28 de maio de 2013

Intercâmbio de Experiência acontece no Sítio Poços, em Arcoverde

Participantes do intercâmbio conhecendo
 uma cisterna de enxurrada


Dia 24 de maio, o Sítio Poços, em Arcoverde, foi cenário do Intercâmbio de Experiências do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Simone Bezerra foi a anfitriã, recebendo aproximadamente 30 convidados em sua residência. Vieram para o Intercâmbio agricultores de Buíque, Pedra e Arcoverde beneficiados com as tecnologias sociais do P1 + 2. O intuito do intercâmbio é compartilhar o conhecimento sobre as técnicas aplicadas à agricultura e pecuária.

Durante o evento foram visitadas diversas tecnologias sociais de captação de água, como a cisterna calçadão, cisterna de enxurrada e tanque de pedra, além de visita a comunidades que possuem experiências exitosas na área de agricultura e criação de animais. “É bom a gente estar se preparando. É importante a gente aprender no local em que vive. Talvez essa seca que a gente viveu agora nos desperte a conviver com o semiárido”, disse Justino Neto, técnico agrícola da Diocese de Pesqueira, que falou sobre a importância do  evento. “Que esta experiência que nós estamos vivendo, possamos levar para a nossa prática”, reforçou Misael, técnico agrícola sobre o caráter pedagógico do evento.

Simone Bezerra mantém em sua propriedade uma cisterna de 16 mil litros, uma cisterna de enxurrada e mais um caldeirão onde foi aproveitada a própria geologia da região, formada por grandes rochas. “Esse caldeirão foi feito manualmente. Eu pretendo ampliar a parede para ampliar a captação de água”, explicou Simone, que mantém os animais organizados em locais fechados, para a evitar a contaminação da água. Simone cria galinhas, gado, bodes e cabras. Andreza Pereira, técnica agrícola da Diocese de Pesqueira também falou sobre a importância da organização dos espaços nas comunidades rurais.

Sustentabilidade local- Várias alternativas sustentáveis foram observadas na casa de Simone Bezerra, que recebeu os participantes do intercâmbio.  Simone costuma reaproveitar troncos de árvore para fazer bancos, poltronas e mesas artesanais. Além disso, Simone reutiliza a água da lavagem dos pratos e da roupa para regar a horta, que tem uma diversidade de culturas como tomate, cebolinha, alface, couve, dentre outras, bem como fruteiras e hortas. A cobertura de folhas que cai das árvores, Simone não recolhe, mas utiliza como adubo natural e proteção do solo.

A alternativa da forragem - A utilização de plantas da própria caatinga foi um dos pontos de destaque observados na propriedade de Simone, uma vez que a forragem é uma das alternativas mais eficientes a ser utilizada especialmente durante a estiagem. “O certo é juntar a coivara, pois se você queimar a terra, mata os seus nutrientes”, ensinou Misael, técnico agrícola da Cáritas Diocesana de Pesqueira. Na questão de plantas Simone ainda ensinou sobre a utilização de insumos naturais para combater pragas e s tipos de palma existentes que são resistentes à cochonilha, como a palma orelha de elefante. O armazenamento de sementes orgânicas foi também um destaque da conversa, a fim de garantir sementes acessíveis e sem agrotóxicos. “Se você faz o banco de sementes, vai ter semente de qualidade para o ano todo”, explicou Misael.

A atuação da ASA e Diocese de Pesqueira - A ausência de política pública contextualizada foi outro assunto trazido à tona. Simone afirmou que nunca foi visitada por nenhum político, nem mesmo durante as eleições, o que mostra o abandono da comunidade e comprova que os méritos do trabalho desenvolvido na propriedade são frutos tão somente da família e organizações que a Articulação no Semiárido – ASA, que leva o P1 + 2 através da Diocese de Pesqueira na região." A gente nunca teve um prefeito ou vereador que nos visitasse. O que temos é com esforços próprios”, disse Simone.  O Programa Uma Terra e Duas Águas tem como objetivo primordial oferecer tecnologias de captação de água em quantidade e qualidade adequadas para produção agrícola e criação de animais a fim de fortalecer a segurança alimentar e nutricional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário