quinta-feira, 6 de junho de 2013

Diocese de Pesqueira inicia capacitações de pedreiros em Arcoverde - PE


De 03 a 11 de junho esta sendo realizada mais uma capacitação de pedreiros pela Diocese de Pesqueira através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1 + 2), em parceria com a Articulação no Semiárido (ASA).  O evento esta acontecendo no Sítio Açude Velho, em Alagoinha e tem como objetivo capacitar pedreiros para técnicas de construção da cisterna calçadão, uma das tecnologias sociais aplicadas ao P1 + 2.

A capacitação de pedreiros contribui para a formação de agricultores e agricultoras na construção de tecnologias sociais do Programa Uma Terra e Duas Águas, gerando desta forma trabalho e renda nas comunidades onde são inseridas as construções.
Maria Quitéria Nunes foi anfitriã da Capacitação de Pedreiros e será contemplada uma das cisternas calçadão construídas durante a capacitação. “É difícil no ano que não é bem chovedor”, disse Quitéria colocando as dificuldades da estiagem, porém animada com a nova cisterna para “plantar verdura e fruta”, como afirmou. Casada e mãe de três filhos, o P1 + 2 beneficiará a família além da própria cisterna, com a capacitação do próprio marido Renato Nunes, que pretende atuar na construção das tecnologias sociais do P1 + 2.

Teoria e prática - A primeira parte da capacitação consiste no aprendizado teórico, e a segunda é a parte prática, onde os pedreiros constroem uma cisterna calçadão ou outro tipo de tecnologia social do P1 + 2. “Eu acho que é muito importante aproveitar esse momento de aprendizado”, aconselhou Catarina, que atua na área pedagógica da Diocese de Pesqueira. Na ocasião, o aprendizado compartilhado é estimulado, pois cada pedreiro já vem com uma bagagem dos trabalhos anteriores. “Na verdade é um intercâmbio, pois cada um vem com o seu conhecimento”, disse Misael, técnico agrícola da Diocese de Pesqueira. “Eu vou ver quem está mais prático, pois cada um tem o seu conhecimento”, afirmou Joaquim Moraes, pedreiro instrutor das tecnologias sociais, na questão da seleção dos pedreiros que mais se destacaram no processo.

Pedreiros participando da parte prática da capacitação
A geração de renda – A geração de renda que o P1 + 2 oferece é um dos diferenciais do programa, especialmente na questão da formação de pedreiros, pois como a maioria dos pedreiros são agricultores, no período da estiagem, quando fica mais difícil investir em culturas irrigadas, entra a geração de renda através das construções, configurando-se como uma pluriatividade, que é uma atividade complementar à agricultura de subsistência. “Essa parte da capacitação de pedreiros é a mais específica. Essa construção não é apenas o concreto, ela mexe com a cultura, com a geração de renda, com a economia do município”, enfatizou Roseilda Couto.  “Aproveitem bem a capacitação onde vocês estarão se especializando em cisterna calçadão e outras tecnologias, o que pode gerar um complemento de renda”, completou Adriana Leal, comunicadora do P1 + 2 e Diocese de Pesqueira.

Programa Uma Terra e Duas Águas - O P1 + 2 é um programa de formação e mobilização social para a convivência com o semiárido no eixo de segurança e soberania alimentar através do manejo sustentável da terra e das águas, tendo surgido a partir das experiências vivenciadas pelos agricultores/as experimentadores do semiárido brasileiro, bem como, do trabalho das organizações da sociedade civil que compõe a Articulação do Semiárido (ASA).

O programa vem proporcionando as famílias alternativas de convivência com o semiárido, como produção de alimentos a partir de quintais produtivo e criação de pequenos animais, com isso favorecendo as mesmas uma alimentação mais saudável com segurança alimentar.

Atualmente no Estado de Pernambuco várias instituições são responsáveis pela execução do P1+2. Trabalhando os processos de mobilização, capacitação de pedreiros, de comissão municipal, capacitação das famílias beneficiarias em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA) e Sistema Simplificado de Manejo de Água (SISMA), bem como a implementação de sete tecnologias sociais, que são a cisterna calçadão, a cisterna de enxurrada, o tanque de pedra, a bomba de água popular, a barragem subterrânea, o barreiro trincheira e barraginha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário