terça-feira, 12 de março de 2013

Famílias de Sítio Cruz comemoram a chegada de cisternas de placas na comunidade

Momento da Missa


Dia 23 de fevereiro ocorreu a entrega oficial das cisternas de 16 mil litros no Sítio Cruz, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Os reservatórios foram construídos pela Diocese de Pesqueira, entidade que integra a Articulação Semiárido Brasileiro, em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) dentro do Programa Água para Todos, do governo federal.
Estiveram presentes no evento parceiros da Diocese de Pesqueira, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garanhuns, Secretaria de Agricultura Familiar do Governo do Estado, representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável, Associações de Trabalhadores Rurais e Comissões Municipais, bem como toda a comunidade do Sítio Cruz.
No evento foram inauguradas 240 cisternas nas comunidades de Cruz, Oiteiro, Mimozinho, Morcego e Caxingó. Do total de cisternas que a comunidade vai receber 90% estão na fase de conclusão. As cisternas de 16 mil litros, também chamadas de cisternas da “primeira água”, servem para suprir uma família com água para beber e cozinhar por até oito meses, média de estiagem na região.
O evento teve início na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, numa missa celebrada pelo Padre Juvenal. “Um sonho e uma missão de um milhão de cisternas: isso é um sinal de quando a água da chuva chegar, teremos água boa para beber”, declarou o Padre Juvenal trazendo à memória o Programa Um Milhão de Cisternas, da ASA.  “Nós somos uma igreja só que caminha com o objetivo de uma sociedade melhor”, acrescentou Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira e Coordenadora Executiva da ASA pelo estado de Pernambuco.
Uma das características do Sítio Cruz é a organização comunitária. “Foi uma experiência magnífica pra mim, a comunidade é muito ativa, não é uma comunidade que espera acontecer, ela faz acontecer. Esse projeto abriu um leque muito grande para que as famílias sejam contempladas com mais projetos”, disse Tamires Tenório, técnica agrícola da Cáritas Diocesana de Pesqueira. “Inicialmente esta comunidade já vinha num processo de organização a um bom tempo. Isso facilitou muito o trabalho da gente”, reforçou Arley Gomes, coordenador do Programa Água para Todos em Garanhuns e Correntes pela Diocese de Pesqueira.
A chegada das cisternas no Sítio Cruz animou a comunidade a lutar por outros benefícios. “Vamos em busca de outras melhorias”, se comprometeu o coordenador local do programa de cisternas, Sr. Duda. O governo do estado, representado pelo secretário de agricultura familiar Aldo Santos, já firmou o compromisso, durante o evento, de beneficiar a comunidade com as cisternas calçadão, através do Programa Pernambuco Mais Produtivo, que visa a captação de água para caráter produtivo. “Essa conquista é parte da luta da sociedade e parte do processo de conquista do Brasil”, reforçou Aldo Santos, secretário de agricultura familiar.
“A expectativa é muito boa porque eu vou ter água para o consumo humano, melhorando muito o desenvolvimento doméstico”, disse  Joselita Miguel, uma das beneficiárias da cisterna de 16 mil litros no Sítio Cruz, já fazendo planos para o uso da água.
Após a missa aconteceu uma grande festividade com feijoada e churrasco, ao som de forró pé-de-serra no Clube de Esportes do Sítio Cruz com uma grande festa junto à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário