segunda-feira, 25 de março de 2013


Escola Avançar participa da Campanha Água no Semiárido da Cáritas Diocesana

Crianças da educação infantil da Escola Avançar Kids
atentas à palestra
Dia 21 de março, véspera do encerramento da Semana da Água, a Escola Avançar, em Pesqueira, recebeu a Cáritas Diocesana de Pesqueira para um momento de palestras sobre a Campanha Água no Semiárido: poupar e armazenar para não faltar. Essa iniciativa visa despertar a educação para sensibilização sobre o uso racional dos recursos hídricos.  A Escola Avançar atende alunos do ensino fundamental I e II e ensino infantil.

O articulador Risaldo Gomes e a comunicadora Adriana Leal estiveram à frente das palestras na Escola Avançar, levando material sobre a importância da economia e armazenamento de água  na zona rural e urbana. Os alunos ainda receberam materiais sobre o semiárido e participaram de sorteios de brindes ofertados pela Cáritas Diocesana, bem como deram diversos depoimentos sobre economia de água em suas casas.

A diretora da escola, Maria Aparecida Barbosa,  reforçou a vivência da campanha no ambiente escolar. “A gente acha muito importante a Semana da Água para ensinar sobre a economia de água às crianças para que elas levem esses ensinamentos aos pais”, disse, evidenciando a prática da educação ambiental, onde é de suma importância que os cuidados com o meio ambiente sejam repassados desde a infância para que sejam realizados por toda a vida.

As crianças empolgadas com as palestras e filmes deram diversos depoimentos sobre as ações que tomam em casa para evitar o desperdício de água: “não escovo os dentes com a torneira aberta”, “ensaboo os pratos antes de enxaguar para economizar água”, “minha mãe lava roupa com pouca água” foram alguns depoimentos espontâneos que surgiram entre as crianças na faixa etária de 3 a 12 anos.
Palestras em outras escolas já estão sendo viabilizadas pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, finalizando assim  um ciclo educativo entre escolas particulares e públicas do município e região.

Semana da Água - a Semana da Água nasceu em 1999, logo depois da aprovação do Pacto de prevenção e controle de cheias, em Itajaí, dentro do qual foi proposta essa ação educativa. Durante o planejamento que deu origem ao Pacto, os participantes se deram conta de que o manejo adequado dos cursos d’água, a retirada de entulhos e o impedimento de novas deposições de entulhos nos rios, não seriam adotados facilmente. Essa nova visão de gerenciamento de cheias exigiria muita educação e mudança de atitude. Desencadear esse processo de mudança na base da sociedade passou a ser o objetivo da Semana da Água.





Nenhum comentário:

Postar um comentário