terça-feira, 19 de março de 2013

Comunidades Rurais de Buíque celebra a conclusão de mais uma etapa do Programa Uma Terra e Duas Águas e da Abertura da Semana da Água 2013


Dia 15 de março o Sítio Serra Baixa, em Buíque, foi à comunidade escolhida para celebrar a chegada da Semana da Água e a conclusão de mais uma etapa do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1 + 2, que visa à construção de tecnologias sociais como cisternas calçadão e barreiros para prover água para produção de alimentos. No primeiro momento foi realizada uma missa com Dom José Luiz e o Padre Luiz Benevaldo, recém-chegado em Buíque.

“Hoje a gente está aqui para agradecer a Deus. Ele quer que a gente mude a mentalidade para transformar a vida da gente”, disse Dom José Luiz na ocasião da missa reforçando a necessidade da comunidade avançar na questão da busca das políticas públicas de desenvolvimento local.

Na ocasião estiverem presentes representantes das comunidades alcançadas pelo P1 + 2 em Buíque, Secretaria de Agricultura de Buíque, Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cáritas Diocesana de Pesqueira, bem como o Bispo da Diocese de Pesqueira Dom José Luiz.
Durante o evento o Sr. Manoel Cândido, conhecido como Noé, foi homenageado porque foi o primeiro pedreiro que construiu cisternas no município, tendo cooperado na construção de mais de 32 cisternas de placa.

Neilda Pereira, coordenadora da Cáritas Diocesana de Pesqueira;
 Pe. Benevaldo,  de Buíque e Dom José Luiz, Bispo de Pesqueira
O trabalho da Diocese de Pesqueira está presente em Buíque há cinco anos, tendo iniciado com as construções das cisternas de 16 mil litros, que retém água para beber e cozinhar. As comunidades contempladas com as tecnologias sociais foram: comunidade Angélica, Sítio Cafundó, Serra Baixa, Alazão, Gravatá, Serrinha, dentre outras.  “No P1 + 2 eu vi o acolhimento das famílias. Todo dia foi uma novidade. Tudo isso ajudou muito o trabalho fluir”, disse Heloísa, animadora da Cáritas Diocesana de Pesqueira em Buíque, ressaltando a participação da comunidade no processo.

A reação do público diante dos depoimentos foi a melhor possível em relação à chegada das implementações do P1 + 2 nas comunidades. “Água da melhor qualidade”, “Nunca mais lata d’água na cabeça”, “Nós aprendemos muitas coisas que vai dar renda pra gente” e “Cada um ajudando o outro” foram frases que demonstraram a alegria do povo ao receber as tecnologias sociais, que ao todo foram 25 cisternas calçadão, 12 cisternas de enxurrada, 23 barreiros trincheira e 4 bombas de água populares – BAP, mais 2 capacitações de casas de apoio a sementes. Toda essa preparação mostrando que a partir de agora Buíque está preparada para a chegada das chuvas com a ampliação dos produtos agropecuários e água de qualidade para as famílias. “A gente espera que estas cisternas sejam uma continuidade do que vocês estão construindo”, animou Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira para que as comunidades busquem outras melhorias para otimizar a qualidade de vida local.

A Campanha Água no Semiárido – durante o encerramento do P1 + 2, coincidindo também com a abertura da Semana da Água, foi aberta a Campanha Água no Semiárido – poupar e armazenar para não faltar, que visa a economia e armazenamento de água no semiárido na zona urbana e rural dos municípios que abrangem a Diocese de Pesqueira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário