segunda-feira, 11 de março de 2013

Diocese de Pesqueira realiza Curso de Gestão de Água para Produção de Alimento através do Pernambuco Mais Produtivo em Belo Jardim

Participantes do curso de GAPA em frente a Associação
 dos Pequenos
Produtores Rurais Nova Esperança

Dia 05 e 06 de março foi realizado o Curso de Gestão de Água para Produção de Alimentos – GAPA do Programa Pernambuco Mais Produtivo, realizado pela Diocese de Pesqueira, na Associação dos Pequenos Produtores Rurais Nova Esperança – APRONE,no Sítio Pocinhos, em Belo Jardim. O curso é uma das etapas que devem passar os beneficiários da cisterna calçadão do programa e serve para que os agricultores/as possam aprender novas formas para facilitar o cultivo de plantas e hortaliças e de animais para melhorar a qualidade de vida através da alimentação familiar, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional.

Aproximadamente 37 beneficiários da cisterna calçadão participaram do curso, uma vez que este tipo de cisterna visa a captação de água para produção de alimentos. Dentre os depoimentos dos participantes do curso, estiveram as seguintes declarações: “Aprendemos muita coisa, foi uma maravilha”, “A seca está assolando, mas com garra a gente vence”, “O instrutor explicou muito bem e da próxima vez eu vou vir novamente”.

 “O papel da equipe é capacitar a comunidade para cuidar das cisternas”, disse Aldo Gustavo, instrutor do curso de GAPA, evidenciando os benefícios do Programa Pernambuco Mais Produtivo, que visa dotar unidades familiares de infraestrutura hídrica para produção de alimentos, através da implantação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva.

Os Cursos de GAPA já são previstos no cronograma do Programa Pernambuco Mais Produtivo, sendo este o curso inicial. Após este será realizado o curso de Sistema de Irrigação Simplificado e Manejo de Água – SISMA com os mesmos participantes dos cursos de GAPA, sendo um dos requisitos do recebimento da cisterna calçadão “A partir de hoje vocês serão fiscais. Quando há mais de uma voz, o pessoal escuta e fortalece”, disse Devaldo Silva, técnico agrícola da Diocese de Pesqueira que planeja e acompanha os cursos, falando da importância da comunidade no processo de implantação das tecnologias sociais.

Durante o curso são repassadas todas as etapas da e manutenção da cisterna calçadão e formas de tratamento de água a fim de promover mais qualidade de vida às comunidades do campo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário