terça-feira, 12 de março de 2013

Cáritas Diocesana de Pesqueira comemora Dia Internacional da Mulher com diversas atividades



Momento da Roda de Conversa
Dia 08 de março, a Cáritas Diocesana de Pesqueira, junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST e Sindicato de Trabalhadores Rurais de Pesqueira – STR desenvolveram uma série de atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher.

A programação teve início na parte da manhã do dia 08 de março, com uma caminhada que culminou num ato público na Praça do Rosa, onde foram distribuídos folderes de serviços públicos relativos à mulher e sorteio de brindes. Na ocasião foi lida uma carta reivindicatória à Coordenadoria da Mulher concernente à busca de políticas públicas destinadas às mulheres.  A Cáritas Diocesana de Pesqueira também levou uma palavra sobre O papel da mulher diante da convivência com o semiárido através do coordenador de projeto Itamar Carvalho.

 No mesmo dia aconteceu uma Roda de Conversa com mulheres relevantes à temática da mulher no Seminário São José, às 19h, com a participação de Santina, educadora popular em Buíque; Irmã Luzia, da Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo, na Vila Anápolis em Pesqueira e Yolanda, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Buíque.

A Roda de Conversa teve como tema Mulheres semeando a cidadania e também foi abertura da Escola Fé e Vida 2013, com a participação de representantes de movimentos sociais e igreja.  A programação foi iniciada com a acolhida de Heloísa, técnica agrícola da Cáritas Diocesana de Pesqueira, que levou uma dinâmica de grupo às mulheres e leu um poema relativo ao Dia Internacional da Mulher.

As mulheres interagiram sobre a participação das mulheres na sociedade, tema cada vez mais relevante na sociedade atual. “Nós enquanto mulheres  devemos estar ocupando os lugares que são nossos. Chega de a gente vir aqui só ouvir, falar e não transformar. A hora é agora”, animou Santina.

Irmã Luzia trouxe ao debate a participação da mulher na igreja, que algumas vezes ainda é vista como tabu dentro dos cargos eclesiásticos. “Eu como freira ocupo um lugar que não é feminino”, disse Irmã Luzia. Já Yolanda falou acerca da participação das mulheres na elaboração das políticas públicas. “É preciso que a gente oriente às mulheres sobre as políticas públicas destinadas a elas, pois a mulher ainda é muito discriminada”, lembrou Yolanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário