segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ESCOLA FÉ E VIDA: ORGANIZAÇÃO DE BASE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL




Aconteceram nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2012, no Seminário São José, Pesqueira-PE, o 2° Módulo da Escola Fé e Vida, tendo como temaOrganização de base e mobilização social.
Participantes da Escola Fé e Vida em visita à comunidade do Sítio Angélica
Iniciamos na Capela lembrando o evangelista Mateus e o Dia da Árvore, pedindo perdão pela destruição da natureza. No sábado, depois do café da manhã fomos até a Comunidade de Angélica, cidade de Buíque, ouvir e sentir o povo daquele lugar, procurando compreender o tema a partir da realidade local. 
Santina Tereza, a líder da comunidade, afirmou que Organização de base e mobilização social é um processo educativo que promove a participação de muitas e diferentes pessoas em torno de um propósito comum. A fala da líder comunitária foi ajudando a visualizar que a luta de um povo para construção de uma sociedade melhor não se limita às manifestações públicas, a passeatas, ainda que eventos deste tipo tenham um papel muito importante.

À tarde, quando estávamos de volta ao Seminário São José, Roseilda Couto, da Cáritas Diocesana de Pesqueira, ajudou a entender que ninguém nasce um cidadão atuante ou um ativista. Mas a partir de experiências concretas no seu bairro, na sua comunidade, na sua cidade, as pessoas vão aprendendo e incorporando cada vez mais a prática da participação social às suas vidas.
Foi muito oportuno para o tema do 2° Módulo quando às 17h30m, Pe. Edson e Pe. João concelebraram a missa, cujo Evangelho incitava “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos” Mc 9,35.
Depois da missa e do jantar retornamos com a participação de Edimilson Paulino, também Cáritas Diocesana de Pesqueira, que incentivou a promoção da iniciativa das pessoas, acreditando que somos capazes de resolver os problemas que afetam diretamente nossas vidas.
O agricultor Justino Neto deu sua contribuição informando que mobilização gera um movimento que vai envolvendo cada vez mais e diferentes pessoas de um jeito organizado.
No domingo, depois da oração inicial, o casal Adriana e Eduardo, ela aluna e ele ex-aluno da Escola Fé e Vida, através de Power point consideraram que as mudanças acontecem de fato se a sociedade se articular em torno de um projeto de futuro coletivo. Para isso é fundamental conciliar as ações de curto prazo com uma visão de longo prazo.
Assistimos a um vídeo de título “Vida Maria", em seguida Marvson Andrade e Itamar Carvalho colaboraram com o tema informando construir a democracia e a participação é um modo de construir um país em que todos promovem uma vida digna para todos.
Finalizamos com alegria, dispostos a construir uma sociedade melhor e prontos para o próximo encontro nos dias 23 a 25 de novembro de 2012.  

Risaldo Gomes - Articulador da Cáritas Diocesana de Pesqueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário