segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Diocese de Pesqueira realiza o Grito dos Excluídos 2012

Faixa da Campanha Não Troque o seu Voto por Água

Dia 06 de setembro a Diocese de Pesqueira realizou o Grito dos Excluídos, que em sintonia com a Igreja, grupos, entidades  e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos(as), trouxe o tema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”
            Concentrado este ano na sede diocesana, em Pesqueira, a programação incluiu uma missa na catedral e uma caminhada com paradas estratégicas para reflexão e tomada de consciência da realidade em vários aspectos diferentes.
A manifestação popular de denúncia e reinvindicação social foi uma oportunidade de animação e profecia para dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e sinalizar caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva.
Concentração do Grito dos Excluídos em frente à Cáritas Diocesana
Cartaz do Grito dos Excluídos
A programação do Grito dos Excluídos 2012 teve início com uma celebração eucarística na Catedral de Santa Águeda, às 19h. Logo após ocorreu a primeira parada, na Cáritas Diocesana, com o tema “Água, fonte de vida” – Convivência com o Semiárido. Na ocasião a coordenadora da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, apresentou a Campanha Não Troque o Seu Voto por Água, que tem a finalidade de combater a troca de votos por carros pipa, dinheiro e outros benefícios em período de campanha eleitoral. Neilda Pereira ressaltou a importância dos excluídos e ainda lembrou que a água é um direito de todos.






Apresentação de Capoeira pelo Quilombo Negro do Osso
Apresentação da Escola São José
A segunda parada, organizada pela Paróquia N. Sra. da Imaculada Conceição, ocorreu no Convento dos Franciscanos, com o tema “Vida no Planeta” – Ecologia, onde houve a apresentação de uma coreografia de tema ecológico pela Juventude Franciscana - JUFRA.  Também ocorreu a distribuição de ervas medicinais.
A terceira parada do evento ocorreu em frente à Escola Estadual Arruda Marinho, cujo tema foi “Educação para a vida” – Violência, trânsito, foi organizada pela Paróquia Cristo Rei. Na ocasião, houve a apresentação de uma música pela Escola São José.
Distribuição das ervas medicinais
A quarta parada do Grito dos Excluídos ocorreu em frente à Capela do hospital, e foi organizada pelo Pe. Luiz Carlos e fiéis. O tema apresentado foi “Vida e Saúde” – Ecologia, e na parada aconteceu a bênção das ervas medicinais.
Apresentação da JUFRA
A quinta e última parada aconteceu na Academia das Cidades, cujo tema “Ciranda da Vida” – encontro, partilha, solidariedade, foi organizada pela Área Pastoral N. Sra. Do Carmo/Cimbres. Na ocasião houve a apresentação do toré pelos índios Xukuru e apresentação de Capoeira, pela comunidade quilombola Negro do Osso. Vale ressaltar que os grupos etno-raciais acompanharam o Grito dos Excluídos desde a missa na Catedral até a culminância do evento, na última parada, manifestando a cultura e organização social dos grupos representados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário