quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Diocese de Pesqueira promove Encontro com Candidatos às Eleições Municipais

Candidatos às Eleições Municipais presentes no Encontro

                Dia 10 de setembro de 2012, a Diocese de Pesqueira organizou o Encontro de Candidatos às Eleições Municipais. Candidatos de toda a região da Diocese de Pesqueira foram convidados: Alagoinha, Arcoverde, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buique, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa. O objetivo do encontro foi de apresentar a visão da Igreja em relação ao momento político da atualidade.
                O Encontro com os Candidatos às Eleições Municipais teve início às 9h, no Seminário São José, em Pesqueira-PE, com a palavra do Bispo de Pesqueira, Dom José Luiz, que ressaltou o papel da Diocese de Pesqueira em relação às eleições. “Muita gente tem perguntado qual é o partido da Diocese. O partido da Diocese é o que ganha, que vai governar pelo povo. A Diocese não tem partido”, disse Dom José mostrando que a Igreja primeiramente toma o partido do povo.
                A fala seguinte a do Dom José Luiz foi a de Neilda Pereira, coordenadora da Cáritas Diocesana de Pesqueira, que reforçou a necessidade das políticas públicas direcionadas à região do semiárido, tendo por base a sustentabilidade, e não apenas políticas emergenciais. “Essa trajetória tem muito a ver conosco enquanto Igreja. Nós estamos falando de uma região mais populosa do mundo. Se a gente olha a realidade de vários municípios da nossa Diocese, nós vamos ver realidades gritantes”, disse Neilda Pereira  em relação ao semiárido.
                Neilda Pereira ainda falou aos políticos presentes no sentido de que a política seja produzida com as pessoas, e não para as pessoas, pois cada cidadão conhece a sua realidade melhor do que qualquer outra pessoa. Outro ponto importante da fala foi a integração das políticas públicas para que seja almejada uma realidade transformadora.
                Na ocasião também foi apresentada a Campanha Não Troque o Seu Voto por Água, que visa combater a corrupção relativa à venda de votos na região semiárida em troca de carros pipas, cestas básica, dinheiro, dentre outros. “Nossa campanha é sentido de as famílias refletirem sobre o seu voto. Água é um direito. Nós não podemos permitir que os carros pipas sejam utilizados para fins eleitoreiros”, disse Neilda Pereira.
                Cledemário Raphael, pós graduado em Direito Público, também teve uma fala direcionada aos políticos. “Os excluídos não tem voz neste país. Digo aos senhores e senhoras presentes, que se propõe a esta missão difícil, mas significante, que possam voltar para os seus municípios com o desejo de trabalhar para o povo, com mandato ou sem mandato”, disse Cledemário Raphael aos políticos.
                Após a fala de Cledemário Raphael, o Bispo de Pesqueira, Dom José Luiz, leu uma Carta de Preposição aos Candidatos de Pesqueira às Eleições 2012, preparada pela Diocese de Pesqueira.
                O preletor oficial do evento, Dom Genival, Bispo de Palmares, falou sobre a importância cidadã de votar. “O voto é a expressão mais democrática, e portanto mais justa, da nossa população. Quando estamos falando de candidatos, vamos pensar naquele que promove a cidadania”, disse o Bispo se referindo às eleições. E lembrando igualmente o papel do eleitor, ressaltou: “O eleitor não é um objeto, o eleitor é o sujeito das eleições”.
                Dom Genival apresentou a cartilha Eleições Municipais 2012 – Cidadania para Democracia, da CNBB, e logo após o Padre Vitor Miracapilo, que foi perseguido e exilado durante a Ditadura Militar,  foi convidado a dar uma palavra ao público. “Para Deus não existem pessoas indignas. É importante que haja nesses encontros pontos de referência da vida, e que dêem crescimento autêntico ao povo” disse o Padre Vitor Miracapilo.
                Durante o evento também houve a apresentação de um cordel temático por Heloísa, da Cáritas Diocesana, e músicas populares por Eduardo, do CEDAPP.
                Após o encerramento da solenidade, houve uma confraternização com os candidatos e a Diocese de Pesqueira.
               
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário