sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dia Mundial da alimentação é celebrado com café , almoço e audiência pública pela Cáritas Diocesana de Pesqueira

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira
  Na última quinta feira, 16, comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, data celebrada em mais de 150 países, com intuito de conscientizar a humanidade sobre a situação dos que enfrentam a fome ,desnutrição,  além de promover a participação da população na luta contra a fome.  A  celebração  desta  data  faz  alusão a Campanha Mundial, Uma Família  Humana, Pão e Justiça  para todas as pessoas, promovida pela Cáritas  Internacionallis,que tem o objetivo de erradicar  a fome e pobreza  no mundo.
Dessa  forma  para  motivar  a sociedade  para um olhar solidário  e de  cidadania, a Cáritas realizou  três  atividades para  celebrar  a  data. Pela  manhã um café  solidário no  abrigo de idosos  da região, a tarde  almoço no  lixão, e  para finalizar promoveu uma audiência pública na Câmara de Vereadores  do município,cuja  expectativa foi dialogar com o poder legislativo e sociedade civil a  cerca desses  casos  de exclusão  social.
O café da manhã solidário  foi  realizado no Lar Esperança de Vida, onde cerca de quinze idosos vivem exclusivamente dos próprios recursos. Alimentação, higiene, e suprimentos de remédios é custeada pelos  próprios  idosos, apenas em alguns  períodos ocorrem doações, mas  nenhuma consegue suprir  a demanda  de  abrigar este  número de idosos.
A  coordenadora do abrigo, Geane Lima,  agradeceu a visita, e a preocupação da Cáritas com um item tão delicado para  os  idosos  que é  alimentação.“Quero agradecer a vocês por esse dia. Esse lindo café da manhã, mostra que existem pessoas que  se importam com a alimentação dos nossos idosos”, declarou a coordenadora.
Como  segunda programação  do dia,um almoço fraterno  foi  realizado no Lixão de Pesqueira, onde cerca de  trinta  catadores  atuam  no local. Uma deliciosa feijoada foi servida,  com direito a  repetir  de  prato para quem quisesse. E  para as  30   crianças que  frequentam o lixão   a  comemoração do Dia das  Crianças  chegou um pouco tarde, mas  não deixou de  ser alegre, pois a doação dos  brinquedos foi o ponto  alto do almoço. Toda  a doação  foi  resultado da arrecadação da Campanha  do Brinquedo ,que a Caritas Diocesana  está promovendo  até  o próximo dia 24 de outubro.
 Para  finalizar a  programação  para  o Dia  Mundial da Alimentação, uma audiência pública na Câmara de Vereadores  do município, expôs ao poder legislativo e sociedade civil a  realidade desses casos  de  exclusão  e  vulnerabilidade. . 
A secretária  executiva da Cáritas  Diocesana, Neilda  Pereira,  apresentou  aos  vereadores e  presentes o objetivo  da   audiência pública.
“O nosso objetivo é amenizar os problemas aqui na cidade de Pesqueira e fazer com que essas pessoas sejam reconhecidas como homens e mulheres que são como qualquer outro, portadores de direitos. Cabe ao poder público, seja em qualquer instância, municipal, estadual ou federal fazer com que os recursos sejam distribuídos e que  possam  chegar v até a população”, declarou  as secretária.
 A  importância  do Dia  Mundial  da Alimentação  como esta  data está ligada  a Campanha Mundial “Uma Família Humana, Pão e Justiça para todas as pessoas, números da fome no Brasil e no mundo, seguido  de depoimentos de  pessoas de vivem  realidades de exclusão  social no município, como as do Assentamento Nossa Senhora Aparecida que possui 130 famílias  e  nenhuma infraestrutura de moradia e  saneamento básico,foram apresentados  em vídeo. Outro  depoimento  em que  iniciativa de  partilha,  sem nenhuma iniciativa pública , consegue retirar pessoas da situação de exclusão e  fazer a  diferença na vida delas, foi dada  pelo coordenador da Arca da Aliança, senhor Geraldo.
 “Hoje nós damos três refeições por dia e não temos ajuda de governo. Conseguimos doações através de parceiros e das pessoas que gostam de nos ajudar.”, afirmou.
 Como proposições da audiência  algumas  situações foram apontadas; informações sobre a liberação de recurso para o pagamento de bolsas para os agentes  ambientais e  construção de  galpão para o  Lixão ; e uma  previsão  para construção de casas,eatendimento básico de saúde para o assentamento.
“Nós viemos nesse primeiro momento como um diálogo para levantar algumas realidades. Nossa próxima vinda nossa será para cobrar o retorno em relação às questões que apontamos aqui,tanto para o lixão quanto para o Assentamento”, finalizou a secretária.
 A próxima audiência  está  marcado  para os próximos 30 dias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário