terça-feira, 21 de outubro de 2014

CÁRITAS DIOCESANA DE PESQUEIRA FOCA A CAMPANHA MUNDIAL NAS REUNIÕES COMUNITÁRIAS

Por Risaldo Gomes,Articulador Cáritas Diocesana de Pesqueira
 Envolvidos com a temática “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, a Cáritas Diocesana promoveu  debates , e  estudos levando para as comunidades  um pedido do Papa Francisco, quando, por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos em 2013, lançou a  Campanha Mundial, chamando de escândalo o fato de estarmos no terceiro milênio, com tantas tecnologias avançadas, e ainda haver tanta gente passando fome, principalmente por causa do desperdício.
Desde então todas as Cáritas estão dinamizando ações que erradiquem a fome. A Cáritas Diocesana de Pesqueira, desde 19 de junho, em celebração da solenidade de Corpus Christi está conduzindo junto a sociedade civil questionamentos que envolvem a soberania e segurança alimentar e nutricional. Como preparação para a Semana da Solidariedade, que  este ano acontecerá entre 07 e 14 de novembro,estamos ouvindo as lideranças e compondo uma programação específica para trabalhar o tema Campanha Mundial, Uma família  Humana, pão e  justiça para  todas as pessoas.
Por três dias os agentes cáritas trabalharam essa temática em diferentes atividades. Na quinta,16,reunidos com a Cáritas Paroquial Cônego Emanoel Vasconcelos, na cidade da Pedra, foi definido que a celebração para o aniversário de 01 ano da cáritas paroquial haverá missa em ação de graças ,e o lançamento da Campanha Mundial na cidade. 
Na sexta,17,os agentes se reuniram com os casais que frequentam a paróquia Cristo Rei. Na programação foi exibido um dos vídeos produzido pela Cáritas Diocesana de Pesqueira que retratam a situação de abandono e descaso  vivido pelo  moradores  do Assentamento Nossa Senhora Aparecida, e faz parte da paróquia. Refletindo o tema foi agendado o  próximo dia 16 de novembro, época do novenário do padroeiro,o lançamento da Campanha. As sugestões dos casais é que para o momento do ofertório, alimentos sejam  conduzidos até o altar e  posteriormente cestas básicas doadas as comunidades.
Já no sábado,18,foi a vez de Sertânia, receber os agentes para trabalhar a campanha mundial. A comunidade está em formação para implantação de uma Cáritas Paroquial,  e trabalhou a campanha identificando as situações de privação alimentícia vivida por algumas  famílias nas comunidades Alto do Rio Branco, e Sítio Caruá. Como gesto concreto haverá um mutirão para organizar  doação de alimentos  para estas  comunidades.Durante a Semana da Solidariedade, de 7 a 14 de novembro, como parte da  programação no dia 12 ,haverá o lançamento oficial da Campanha Mundial, no espaço do sindicato, às 09 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário