quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Seminário Diocesano da 5° Semana Social Brasileira inicia com Roda de Conversa



Palestrantes da Roda de Conversa
Dia 26 de janeiro aconteceu no Seminário São José em Pesqueira mais uma das atividades relacionadas à 5ª Semana Social Brasileira, que foi uma Roda de Conversa para discutir assuntos pontuais da atualidade. Na ocasião foram abordados três temas relevantes: uma experiência rural exitosa, a vitória contra a dependência química e a importância do trabalho social nas comunidades menos favorecidas.

Várias lideranças locais e representantes governamentais estiveram presentes no debate, dentre esses novos secretários da nova gestão do município de Pesqueira e o Major Medeiros, representando o Prefeito eleito Evandro Chacon, bem como representantes das Cáritas Paroquias e o Bispo de Pesqueira Dom José Luiz.
A 5ª Semana Social Brasileira propõe o tema “Um Novo Estado, Caminho para Uma Nova Sociedade do Bem Viver” e a Roda de Conversa é uma atividade que propõe mobilizar a sociedade civil para refletir sobre as estruturas sociais, processo de sua democratização, promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável. “A CNBB nos convida a refletir sobre um tema que tem a ver com a nossa realidade. É um chamado para que cada um de nós repense sobre essa sociedade que nós constituímos”, disse Neilda Pereira, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Foi foco da Rede de Conversa três cidadãos vindos de diferentes pontos da sociedade: Simão Salgado, agricultor em Caetés; Márcio, ex-dependente químico, de Pesqueira e Socorro Vidal, psicanalista, dentista e integrante de projeto social em Arcoverde.

O Sr. Simão Salgado contou da sua experiência em pleno semiárido em Caetés, mostrando que é possível viver com água de qualidade e dignidade na região. Contemplado com o Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC e o Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, da Articulação no Semiárido – ASA.  Sr. Simão possui uma cisterna de 16 mil litros para consumo humano, uma cisterna de 52 mil litros para produção de alimentos e consumo animal, da ASA, e mais duas cisternas vindas de outros programas, bem como reservatórios de água, o que o possibilita manter um programa de agricultura mesmo durante a estiagem.  “O depoimento do Sr. Simão retrata a realidade de muitos agricultores, que não é combater a seca, mas conviver com o semiárido”, explica Neilda Pereira.

Socorro Vidal abordou o tema da busca das políticas públicas adequadas aos diferentes anseios da comunidade. “Nós enfrentamos os mesmos problemas desde o descobrimento do país, que é ser reconhecido como cidadão. Por que ainda em 2013 nós enfrentamos o problema da seca?”, perguntou Socorro Vidal. “Está na hora da gente se empenhar e construir o Estado que queremos. O papel de fazer um Novo Estado é nosso”, desafiou Socorro, que atua na Colônia Penal Feminina de Buíque como dentista e oferece aulas de música aos filhos dos detentos na Vila do Presídio.

Márcio, natural de Pesqueira, falou sobre a entrada na Fazenda Esperança e o processo de desintoxicação das drogas, mostrando-se um cidadão recuperado, empregado e atuante na Pastoral. “Lá (na Fazenda Esperança) eu pude entender que Deus me ama porque eu fui escolhido. O governo nos trata como se fôssemos um monte de bichos. Muitas vezes a gente limita a pessoa à condição”, disse Márcio, mostrando que não devemos rotular as pessoas e que todos merecem uma segunda chance de recuperação. “Eu sou um homem que errou, tive a consciência que errei e trilhei um novo caminho”, afirmou Márcio, que hoje é segurança de um supermercado.

Após a explanação dos palestrantes na Roda de Conversa foi aberto um debate com grande participação dos presentes, que interagiram com os temas, demostrando que é possível abrir espaço para discussão de assuntos tão pertinentes à sociedade em busca de políticas públicas contextualizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário