segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Organizações da ASA/PE e Secretaria Executiva da Agricultura Familiar realizam Dia de Campo em São Bento do Una

Participantes da reunião do Dia de Campo
Dia 11 de janeiro, as organizações gestoras do Projeto Pernambuco Mais Produtivo e a Secretaria Executiva da Agricultura realizaram no Sítio Minador, em São Bento do Una, o Dia de Campo, destinado a abertura de diálogo com as organizações e parceiros envolvidos no projeto com o objetivo de otimizar a construção das tecnologias sociais, no caso, a cisterna-calçadão.

Participaram do evento todas as organizações gestoras do Projeto Pernambuco Mais Produtivo que fazem parte da ASA-PE, sendo estas: Diocese de Pesqueira, Centro de Educação Comunitária Rural – CECOR, Diaconia e Diocese de Caruaru, bem como representantes da Secretaria de Agricultura Familiar – SEAF, fornecedores de materiais, pedreiros, agricultores, presidentes de associação rurais, presidentes do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Secretaria de Agricultura, Diretoria de Recursos Hídricos e Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

A cisterna-calçadão é uma das tecnologias sociais implementadas na região pelo Projeto Pernambuco Mais Produtivo em parceria com a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE) com o  objetivo de coletar água da chuva para produção de alimentos, garantindo assim a soberania alimentar e possível geração de renda através da comercialização dos produtos. “O Pernambuco Mais Produtivo é um projeto que foi planejado para trazer segurança hídrica ao semiárido. Nós temos implantado várias tecnologias, a principal delas é a cisterna-calçadão. O governo do estado está implantando junto com o Ministério de Desenvolvimento Social - MDS, em parceria com a ASA, o Pernambuco Mais Produtivo, que vai beneficiar cerca de 17.080 famílias com estrutura hídrica. Nesse caso, o nosso carro chefe são 15.500 cisternas calçadão”, informou Alexandre Santana, coordenador do Projeto Pernambuco Mais Produtivo pela Secretaria de Agricultura Familiar – SEAF.

Os fornecedores também estão animados com o processo de construção da cisterna-calçadão. “A família recebe o investimento que o governo dá, que é a cisterna que vai ganhar  o líquido precioso: a água do nosso sertão.  Automaticamente já está gerando emprego, que é o pedreiro, a entrega de material, que já é um grande trabalho, e depois vai ter o futuro que tem a parte de irrigação, é uma estrutura para família de água e alimentação”, disse o fornecedor Natanael Henrique,  da Natal, em Triunfo.  Já Marcos Patriota, da CPM Jupi, observa as vantagens do evento. “Esse dia de campo é muito importante porque vê a valorização do processo com mais rapidez e uma grande aprendizagem para que as pessoas vejam o lado produtivo”, relatou.

 A equipe do Dia de Campo também esteve reunida para discutir sobre os rumos das tecnologias sociais do Projeto Pernambuco Mais Produtivo, com o objetivo de otimizar o tempo de construção da cisterna-calçadão.  Na ocasião falou-se sobre o uso da máquina betoneira dentro das vantagens e desvantagens para o processo e a produção de vídeos contendo as etapas da construção das tecnologias sociais.  “Nós pretendemos mostrar como agilizar o processo de construção da cisterna calçadão, buscando as formas para diminuir o tempo da construção sem perder a qualidade. Nosso intuito hoje é discutir com todos os atores envolvidos na execução do Pernambuco Mais Produtivo e que os mesmos possam a partir da sua realidade aprimorar esses passos.”, disse Itamar Carvalho, Coordenador do Projeto Pernambuco Mais Produtivo pela Diocese de Pesqueira.

Como fruto da reunião, dia 25 de janeiro foi planejada uma reunião para elaboração de um Encontro de Pedreiros, sendo estes os profissionais que lideram à frente da construção da cisterna-calçadão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário