segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Diocese de Pesqueira prepara seminário da 5ª Semana Social Brasileira


 
As Semanas Sociais Brasileiras (SSBs) são longos processos de reflexão e ação. Trata-se de uma trajetória reflexiva que está em curso e que, em termos mais populares, procura abrir veredas a partir do Estado que temos para o Estado que queremos. O tema da 5ª SSB atual é a Participação da sociedade no processo de democratização do Estado Brasileiro. As Semanas Sociais articulam as forças populares e intelectuais debater questões sócio-políticas relevantes e traçar perspectivas para o seu país, baseadas no Ensino Social da igreja.

Inúmeros atores da sociedade civil participam da 5ª Semana Social Brasileira, tais como os movimentos e pastorais sociais, entidades, associações, organizações não governamentais, campanhas, mobilizações, consulta popular. Um desses frutos é o Grito dos Excluídos, que desde 1995 vem lutando pela “vida em primeiro lugar”.

A Cáritas Diocesana de Pesqueira tem participado da organização de um conjunto de atividades planejadas pela Diocese de Pesqueira como o Grito dos Excluídos, Encontro com os Candidatos, Elaboração da Cartilha da 5ª Semana Social e o Seminário da 5ª Semana Social.

Dia 30 de outubro, no Encontro Diocesano para Missionários, a Diocese de Pesqueira fez o lançamento da Cartilha Popular em preparação para a 5ª Semana Social Brasileira, que foi produzida pelas lideranças de organismos e pastorais sociais diocesanos. Elaborada numa linguagem popular, cada encontro da Cartilha tem um roteiro simples, com citação bíblica condizente com o tema. Conforme as palavras de Dom José Luiz, Bispo de Pesqueira, no texto do primeiro encontro, o subsídio que ser um instrumento motivador para “participar com esperança e renovado esforço da discussão e das iniciativas em favor de um Estado democrático, que garanta as condições de vida digna para todos”.

A divulgação da Cartilha suscitou o interesse de muitos grupos na Diocese e, para sistematizar melhor a discussão, a equipe responsável pela vivência da 5ª SSB na Diocese de Pesqueira, em reunião com Dom José Luiz, bispo diocesano, a equipe resolveu promover encontros nas regiões pastorais durante os quais será aprofundado o tema e escolhidos os delegados para o Seminário Diocesano agendado para o dia 27 de janeiro, incluindo a participação de lideranças dos 13 municípios que compõem a Diocese. Esta ocasião será a culminância da 5ª Semana Social Brasileira na Diocese de Pesqueira, onde serão abordados temas como Convivência com o semiárido, Economia Popular Solidária, Educação e Saúde.
Nos encontros regionais, para ajudar a reflexão sobre a realidade que temos e os caminhos para uma sociedade do bem viver, foi produzido um documentário com imagens locais, das dificuldades enfrentadas pela população, sobretudo relativas à seca. No mesmo filme constam ainda experiências de solidariedade e iniciativas de pastorais e organismos sociais desenvolvidas na região. A partir daí, a discussão será ampliada às comunidades e paróquias através de um novo subsídio que a diocese pretende distribuir

Nenhum comentário:

Postar um comentário