quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Seminário Diocesano acontece em Pesqueira em preparação à 5ª Semana Social Brasileira

Organizadores e participantes do Seminário Diocesano


Atendendo a convocação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB - para a vivência da 5° Semana Social Brasileira, cujo tema é Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver, a Diocese de Pesqueira desde Abril de 2012 vem realizando momentos de reflexão e discussão nos grupos, associações, ONGs, sindicatos e comunidades.
No dia 27 de janeiro de 2013, setenta Delegados dos 13 municípios da Diocese de Pesqueira  e convidados de municípios vizinhos, participaram, no Centro de Pastoral João Paulo II, no Seminário São José, em Pesqueira,  do Seminário Diocesano.
O Seminário foi organizado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira junto com uma equipe da Coordenação Diocesana e das Pastorais Sociais, com assessoria de Padre Nelito Dornelas para o momento de debates e reflexões.
O símbolo do Seminário Diocesano foi a Casa, lugar onde se vive em sociedade. Cada momento foi marcado por este espaço significativo de história de cada um.
O Seminário foi iniciado com um grupo de crianças de Arcoverde que apresentou a dança do coco, e dois jovens aboiadores de Sertânia que cantaram versos para os participantes. A seguir, Dom José Luiz, Bispo da Diocese de Pesqueira, dirigiu a todos uma palavra de acolhida e encorajamento à reflexão, motivando ao público ao  tema da 5ª Semana Social Brasileira e lembrando da experiência dos indígenas Quetchua da Bolivia, que sonham uma sociedade do Bem Viver, do Conviver e do Pertencer.
Padre Nelito Dornelas falou que a sociedade vislumbrada  se constrói com base na paz que é encontrada no caminho que todos desejam percorrer: “a paz para trás, que nos leva assumir nosso passado pessoal e coletivo; a paz para frente que nos desafia a uma reconciliação com as gerações futuras; a paz para cima que nos conduz à experiência do divino, da transcendência; a paz para baixo que nos leva a assumir o lugar onde pisamos; a paz para a direita com nossos vizinhos; paz para a esquerda, com nossa família que habita nosso coração e a paz para dentro que nos convida a uma reconciliação conosco mesmos.”
Após a reflexão, os convidados habitaram outras casas: a Casa da Convivência com o Semiárido; a Casa da Economia Popular Solidária; a Casa da Saúde e a Casa da Educação, onde em grupos de trabalho foi refletido sobre as dificuldades em relação a estas questões, as implicações para a vida dos pobres e as propostas de mudanças que vistas no horizonte.
Em plenário emergiu a realidade de sofrimento vivida pelo povo da região e o desejo de mudança que habita o coração de todos. A partir desse ponto foram nascendo as proposições sistematizadas na Carta Propositiva que foi o fruto do Seminário e será oferecida à população e às autoridades dos municípios da Diocese de Pesqueira como planejamento de um novo Estado e uma nova sociedade do bem viver. A Carta foi lida e aprovada e foram eleitos os Delegados para o Seminário Regional Nordeste II a ser realizado em maio de 2013.
Ir. Luzia Ribeiro Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário