quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cáritas Diocesana de Pesqueira participa do evento do Garantia Safra na cidade de Correntes


Dia 24 de janeiro a Diocese de Pesqueira participou da solenidade de assinatura do termo de adesão do Garantia Safra em Correntes. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, IPA, Secretaria de Agricultura , ProRural e o Prefeito de Correntes.

A Diocese de Pesqueira esteve representada no evento pela coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira Neilda Pereira; o coordenador do Programa Água para Todos em Garanhuns e Correntes Arley Gomes; o técnico agrícola Amadeu; a Gerente Financeira Magna Pollyana e a Comunicadora Popular Adriana Leal.

Mesa Solene do evento
Na mesa solene do evento marcaram presença o Prefeito de Correntes Sr. Edmilson da Bahia; a Coordenadora Geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira Neilda Pereira; o Presidente da Câmara Municipal José Cardoso; o representante do Instituto de Pesquisas Agronômicas – IPA Mário César e Filomena, do ProRural.

O Garantia Safra (GS) é uma ação Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares da área de atuação da Sudene, majoritariamente semiárida, que sofrem perda de safra por seca ou excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho, receberão a indenização diretamente do governo federal. O programa é um incentivo à produção agrícola no semiárido. “O que nós queremos é que o agricultor não deixe de plantar as culturas de feijão e milho”, informou Mário César, do IPA.

Os requisitos para aderir ao GS é ser agricultor familiar, conforme definido Pronaf; não ter renda familiar mensal superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo; efetuar a adesão antes do plantio e não detiver área superior a 4 módulos fiscais e a área total a ser plantada não pode superar cinco hectares.
Os agricultores familiares selecionados serão convocados pela prefeitura para receberem o boleto bancário com prazo determinado para pagamento da contribuição do agricultor, R$ 9,50 (safra 2012/2013). O valor anual da indenização é de R$ 760,00 (a partir da safra 2012/2013).

Na ocasião, Neilda Pereira, Coordenadora Geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira, lembrou da situação calamitosa da estiagem vigente e propôs ações estruturantes para convivência com o semiárido, com a implementação de políticas públicas pertinentes à região. “Nós precisamos criar ações e políticas concretas para a agricultura familiar. Ou Pernambuco avança numa Política Estadual de Convivência com o Semiárido ou vamos passar ano após ano investindo em ações emergenciais”, desafiou Neilda.

O Prefeito de Correntes Sr. Edmilson Bahia, na ocasião da assinatura do termo de adesão do GS afirmou: “A prefeitura vai estar sempre à disposição de todos. Vamos fazer um trabalho em conjunto.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário