quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CÁRITAS DIOCESANA DE PESQUEIRA ANIMA ENCONTRO DA 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA EM BELO JARDIM




Dia 22 de janeiro a cidade de Belo Jardim foi palco para estudo da 5ª Semana Social Brasileira, reunindo lideranças do município e também de Sanharó. O Colégio Diocesano de Belo Jardim Monsenhor Francisco Neves foi espaço para convivência de comunhão, estudo e participação.

A Cáritas Diocesana de Pesqueira foi convidada para conduzir  o tema da 5ª Semana Social Brasileira: Estado para que e para quem, bem como o lema: Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do Bem Viver.

Participantes da 5ª Semana Social em Belo Jardim
Lucilene Santos (Coordenação Diocesana de Pastoral) e Antônio Lira (da entidade ASAS) foram os articuladores do encontro, dividindo as tarefas com outras lideranças locais, reunindo representantes e lideranças da sociedade civil e agentes de pastoral para refletir propostas de mudanças na esfera de atuação do Estado que precisa abrir-se para realmente cumprir sua função de serviço ao povo.

A irmã franciscana Ângela Maria A. Ramalho, da Congregação das Irmãs de Siessen, conduziu a oração inicial com uma dinâmica  dentro do tema que seria abordado.
Na apresentação dos participantes percebia-se que todos estavam ali para somar, aprender e convictos que unidos é possível construir um mundo mais fraterno e melhor, pois na ocasião estavam pessoas engajadas nas  pastorais sociais, grupos e organismos que trabalham pela promoção da pessoa humana. 

As vozes das lideranças da ASAS, Casa de Maria, CEAPES, Fundação Belo Jardim, Grupo de Estudos e Apoio à Adoção do Vale do Ipojuca – GEADIP, Missionários e Pastoral da Criança foram unânimes: “Queremos continuar nos reunindo. Precisamos desta animação. A mobilização é muito importante. Nós chegamos aos Conselhos Paritários e não encontramos as lideranças da Igreja. Cadê a atuação dos católicos e dos irmãos evangélicos? Às vezes ficamos desencantados com a falta de mobilização da sociedade civil”.

Tatiana Valério (GEADIP) fez uma proposta na ocasião: “Que tal mantermos um fórum de reflexão e debate, do levantamento de propostas e alternativas que testemunhem caminhos de transformação e justiça social?”.

Ao término do evento a Cáritas Diocesana de Pesqueira, além de agradecer o honroso convite, distribuiu algumas cartilhas que demonstram a atuação da entidade na defesa e na promoção dos direitos humanos, na conquista e controle social de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário