segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Grupos acompanhados pela Cáritas Diocesana de Pesqueira recebem formação sobre Economia Solidária

Por Núcleo de Comunicação Cáritas Diocesana de Pesqueira

A Cáritas Diocesana de Pesqueira promoveu nesta quinta (25), um Encontro de Formação sobre Economia Popular Solidária (EPS) para os grupos acompanhados pela instituição, e convidados. Os participantes foram recebidos com um café da manhã e uma mística, onde cada grupo ofertou elementos que caracterizam o seu trabalho como renda, bolos, doces, biscoitos e artesanato.
A formação sobre EPS foi palestrada por Rosana Pontes, representante da Cáritas Regional Nordeste II, que iniciou com um documentário com experiências em EPS produzido pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária. “Diante das experiências mostradas no vídeo conseguimos debater com os grupos se o que elas estavam produzindo era ou não economia solidária”, disse Rosana.
Após a exibição do vídeo, realizaram trabalho em grupos debatendo alguns temas, entre eles o que é economia, solidariedade, os princípios da economia solidária, e acompanhamento   realizado pela Cáritas. “É muito importante essa discursão porque cada uma coloca do seu jeito como vivencia tudo isso, e de como o mundo seria bem melhor se todos conhecessem e respeitassem esses princípios”, finalizou a representante do Regional NEII”.
“A ideia desse encontro surgiu da necessidade de juntar os grupos para que se conhecessem, a reflexão do trabalho da Cáritas, e o despertar de novos elementos a partir do trabalho em conjunto”, declarou a Secretária Executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira.
O horário da tarde foi dedicado a construção de uma árvore a partir da dinâmica da FOFA na qual identifica os pontos fortes e fracos como força, oportunidade, fraquezas e ameaças. “Iremos refletir do que foi colocado como sugestões do grupo, para continuarmos construindo com todos as nossas ações. Não tenho dúvida que a partir de hoje, tudo o que vivenciamos nós conseguiremos traçar os nossos objetivos”, falou Neilda.
Ao final os grupos planejaram ações para Semana da Solidariedade que ocorrerá de 05 a 12 de novembro, e os próximos passos que os grupos e a Cáritas darão na construção da forma de acompanhamento.  
Participaram do encontro grupo de artesanato de Serrinha do município de Buíque, Associação Mista de Moradores e Produtores Rurais do Distrito de Salobro, Associação de Renda e Agricultura Familiar do Novo Cajueiro, Sítio Barreiras, Grupo de mulheres de Papagaio de Cima e Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, participação especial de Roseane, índia do povo Kapinawá e o Grupo Mulheres Angelicais também de Buíque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário