terça-feira, 16 de setembro de 2014

Fórum das pastorais sociais avalia Gritos dos Excluídos e Plebiscito Popular

Por Risaldo Gomes, Articulador Cáritas Diocesana de Pesqueira
 A Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou na última sexta,12, reunião com representantes das pastorais sociais, na pauta a realização do 20º Grito dos Excluídos, coleta de assinatura pela Reforma Política, plebiscito constituinte, e Encontro Missionário. Como metodologia de avaliação foi utilizada a dinâmica “Que bom, que tal, que pena” onde puderam expressar suas opiniões e sugestões acerca das atividades.
De forma muito positiva o grupo avaliou importante a Cáritas Diocesana promover a realização do Grito dos Excluídos, apesar do público inferior ao de 2013, entretanto a animação, participação dos representantes dos movimentos e organização superaram as expectativas. Como uma análise mediana, a insuficiente participação da Igreja, insegurança de alguns grupos após diversas alterações com a data do evento, e a falta de uma maior articulação enquanto pastorais foi um dos grandes pontos da dinâmica “Que pena”. Ao final como sugestão pontuaram que a realização do Grito deveria ser no dia 7 de setembro, finalizando com uma audiência pública pra que a população expresse de forma concreta seus anseios socioeconômicos, e uma maior divulgação nas paroquiais.
Em um segundo momento foi debatido o Encontro Missionário que acontecerá no próximo dia 28, na Quadra do Colégio Santa Doroteia. Na ocasião, a Cáritas Diocesana entregará a premiação ao projeto Cultura Viva e Cidadania que atua no segmento cultural no município de Tupanatinga, e foi selecionado na segunda chamada do Fundo Diocesano de Solidariedade(FDS). O encontro está sob a coordenação pastoral de Pe. Samuel este ano convidou a Cáritas para participação em duas oficinas; sob a responsabilidade do Núcleo Comunicação com o tema Missão e Comunicação, e outra com as pastorais sociais com o tema Enviados para Anunciar a Libertação. Para esta oficina a base será a Cartilha de Orientação Política, A Igreja e as Eleições 2014, e um grupo de trabalho foi formado.
Ao final como mística padre Reginaldo Mazzon abençoou a todos.
 Participaram da reunião representantes das CEBs, comissão do Fundo Diocesano de Solidariedade(FDS), comissão Justiça e Paz, leigos do Convento dos Franciscanos, Fundação Stª Terezinha, Instituto Érika, Movimento Sem Terra e Pastoral da Criança. A próxima reunião está agendada para quarta-feira, 24, às 16 horas, na sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário