quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cáritas Diocesana de Pesqueira participa de oficina de capacitação para SISMA

 Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira
 O projeto Pernambuco Mais Produtivo (PMP), uma parceria entre  Diocese de Pesqueira e  Secretaria Executiva da Agricultura Familiar   (Seaf), iniciou na última segunda-feira, 18, oficina de Capacitação sobre Manejo de Sistemas Simplificados de Água para Produção de Alimentos (SISMA). O curso  com duração de dois dias,  tem  o objetivo de  capacitar e  nivelar  os  agentes  Cáritas  e  facilitadores  no que  ser refere aos  conteúdos  aplicados  nas  oficinas. 
 No  primeiro dia o conteúdo  teórico foi   trabalhado com  os  agentes, facilitadores e  lideranças presentes. O coordenador  técnico  do projeto Pernambuco  Mais  Produtivo (PMP), pela  Cáritas Diocesana de Pesqueira, Itamar de  Carvalho, declarou a importância  de  uma  oficina  como  esta  para a equipe.” O que  esperamos com esta  oficina  é  nivelar  o conhecimento que já é  aplicado  durante  as capacitações nas  comunidades. Tanto  entre  os  nossos  agentes, facilitadores, lideranças,  e  governo. É a partir  das  capacitações  que  discutimos  o caráter  produtivo nas  comunidades. Ou seja o SISMA  dialoga diretamente  com  o caráter produtivo”, declarou  o  coordenador.
Convidada a facilitar a oficina, a supervisora técnica da Seaf, Edjane Araújo,  resgatou  o objetivo do programa . “O projeto tem como objetivo beneficiar  cerca  de 18mil famílias que vivem na região do semiárido, ou seja, ele é voltado para implementação de tecnologias para armazenamento de água de chuva, e assim produzir alimentos e garantir a segurança alimentar na agricultura familiar”, diz Edjane.
Outro  ponto destacado na oficina é  a  utilização  racional da água  para produção de  alimentos. “A gente precisa qualificar a implementação dos sistemas de irrigação, pois sabemos que a água da cisterna ela é limitada, então não queremos gerar uma expectativa nas famílias agricultoras. Precisamos qualificar as equipes, para que elas implementem o SISMA dentro da realidade do uso racional da água para produção de alimentos”, finalizou  a supervisora
No decorrer  os  participantes  discutiram  e  relataram a  importância da troca de experiências , e  a  relação da agricultura familiar com o meio ambiente nas comunidades.
No segundo  dia  um intercâmbio foi  realizado  no sítio de  Nelson Barros, na  Comunidade Carrapicho, em Pesqueira
A  programação  é que  até o final do ano  cerca  de 150   capacitações de SISMA sejam concluídas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário