sexta-feira, 27 de junho de 2014

Campanha “Uma Família Humana, Pão e Justiça para todas as Pessoas” é lançada durante a procissão de Corpus Christi em Pesqueira

Núcleo de  Comunicação Cáritas  Diocesana de Pesqueira

A Cáritas Diocesana de Pesqueira lançou nesta última quinta (19), dia de Corpus Christi, a Campanha “Uma Família Humana, Pão e Justiça para todas as Pessoas”. Os preparativos tiveram início pela manhã com a construção do tradicional tapete.
Os tapetes tradicionais em todo país, são confeccionados para a passagem da procissão  com o Santíssimo Sacramento. Essa tradição surgiu em Portugal e veio ao Brasil com os colonizadores, e os principais desenhos utilizados remetem ao tema Eucaristia.
Em Pesqueira, a tradição de confecção do tapete é realizada há mais de duas décadas e na Cáritas Diocesana há sete anos. Aonde centenas de fiéis acordam cedo, levando materiais diversos entre eles: serragem, tintas coloridas e cal. O tema escolhido pela instituição, este ano, foi a logomarca da Campanha “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, elaborada por toda a equipe Cáritas durante  toda a  manhã.

“Há três anos eu risco a  arte  no asfalto  para a  confecção do tapete  da Cáritas . É  uma  emoção  muito grande. O resultado  é  sempre  lindo , mas este  ano, ficou  mais  bonitos  que nos anteriores”, declarou  Heloiza Araújo, técnica de campo. 
No período da tarde, na Matriz Cristo Rei foi celebrada a missa campal presidida  pelo Bispo  Diocesano Dom José Luiz  que na celebração  ressaltou  a importância  e o viver a  Eucaristia em nosso dia a dia. Logo após, os fiéis seguiram em procissão pelas principais ruas da cidade em direção a Catedral de Santa Águeda. Durante o cortejo, foram realizadas duas paradas. A primeira, em frente a Sede Cáritas, onde a Secretária Executiva ,Neilda Pereira, lançou oficialmente a campanha para  que tem o propósito de  sensibilizar e mobilizar a Igreja e sociedade diante à realidade da fome e desigualdades vividas pelo mundo e inclusive no Brasil.
“A Caritas tem a marca da solidariedade no nome e em sua história. E é nesse sentido que queremos promover essa campanha aqui em Pesqueira. É uma realidade que não está distante de nós. É inadmissível que ainda tenha gente com fome por falta de partilha e amor ao próximo. Então, diante de Jesus Eucarístico, a Caritas Diocesana vem apelar para cada um de nós a vivência do Evangelho, a propagação do amor e que nenhum irmão ou irmã sofra por falta de algo para comer. Hoje, queremos ecoar este grito de alerta: pão e justiça para todas as pessoas. Que este grito chegue as paróquias, as associações, aos nossos corações”, falou Neilda.  
 A segunda parada em frente a Igreja Mãe dos Homens, todos  ouviram   o  testemunho do Sr. Geraldo de Souza, coordenador  da Arca da Aliança,  que relatou seu trabalho de solidariedade   junto aos mais pobres. ´´Realizo distribuição de comida aos necessitados há mais de dez anos. Além do alimento material, que muitas vezes é incerto, procuramos servir o alimento para a alma também. A palavra de Deus faz parte do nosso cardápio diário, e é ela que nos dá força e coragem para  continuarmos  na missão ”, afirmou  emocionado Sr Geraldo.
Por fim a procissão seguiu até a Catedral, onde o Bispo concluiu a celebração Eucarística com a Bênção do Santíssimo  Sacramento. “Diante de tanto sofrimento, de tanta miséria, de tanta fome no mundo, o Papa Francisco desafiou a rede Cáritas para promover em todo o mundo a campanha de erradicação da fome e desigualdades sociais. E aqui em Pesqueira a Diocese também abraçou a ideia, vamos começar a partir de hoje, no dia a dia, em nossa casa, em nossa  comunidade , com um gesto simples  como  não  desperdiçando  alimentos   durante  as refeições ”, finalizou o bispo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário