terça-feira, 17 de junho de 2014

Famílias de 23 municípios beneficiadas com a cisterna calçadão discutem o caráter produtivo

Núcleo de  Comunicação Cáritas  Diocesana de Pesqueira
Entre os  dias 19 de maio e 09 de junho, os 23  municípios  atendidos  pela Diocese de Pesqueira discutiram o Caráter Produtivo com as famílias beneficiadas com a  tecnologia cisterna calçadão através do Projeto Pernambuco Mais Produtivo ( PMP).
O Caráter Produtivo é um incentivo que é dado  que os  beneficiados iniciem a produção ,  montem toda a infraestrutura para criação e  produção de alimentos ,e  animais. A   infraestrutura  e  insumos por  exemplo  compreende : tela, tijolo para os  canteiros, cano, lona, semente, mudas de frutíferas, alguns   animais, entre outros  itens.
Das 4025 cisternas implantadas com o programa, foram contabilizados  nas    discussões  cerca de  3.500 pessoas . “É um número muito bom, foi realmente muito participativo em  todos os municípios em que nós atuamos. Entendendo que as famílias são os protagonistas desse processo. E por mais que   tenhamos  uma noção do que deveria ser adequado, queríamos ouvir os agricultores e foi isso que nós fizemos”, declarou  Itamar  de Carvalho, coordenador do PMP.
A metodologia utilizada para atender o público, foi dividir a discursão por municípios , dentro de  cada  região de  atuação do programa. Em cada  município foi realizada   uma reunião , onde foi  proposta que cada família  expressasse  o que gostaria de receber com o recurso destinado ao caráter produtivo. Entre os desejos dos agricultores estavam o quintal produtivo,  ovinocultura, avicultura, suinocultura e caprinocultura.
“A discursão do caráter produtivo com esses 23 municípios iniciou-se no dia 19 de maio no município de Alagoinha. E foi uma oportunidade onde a gente discute o caráter produtivo e faz uma rápida avaliação do que foi o processo de construção. O caráter produtivo está atrelado diretamente às próximas capacitações, que chamamos de Sistemas de Manejo de Água para a Produção de Alimentos (SISMA). Já que elas precisam dialogar com o que elas estão produzindo o que escolheram para trabalhar na reunião do caráter produtivo”, finalizou Itamar.
A discursão do caráter produtivo foi finalizada no dia 09 de junho no município de Garanhuns. Abaixo a lista dos 23 municípios participantes: Águas Belas, Alagoinha, Belo Jardim, Bom Conselho, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Garanhuns, Íati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Paranatama, Pesqueira, Poção, Saloá, Sanharó, São Bento do Uma, São João, Tupanatinga e Venturosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário