quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pesqueira sedia Encontro da Pastoral do Migrante

Núcleo de  Comunicação  Cáritas  Diocesana de Pesqueira
 Foi  realizado entre  os  dias 09 e 10 de junho, no Seminário São José em Pesqueira um Encontro da Pastoral do Migrante da região nordeste. O objetivo do encontro foi   analisar as  ações realizadas nas Pastorais dos estados do nordeste, trocar ideias , informações e planejar as atividades para o próximo  semestre.
 O migrante é aquela pessoa que deixa o lugar onde vive e segue  em busca de trabalho, passeio, refúgio ou  melhor qualidade de vida .   Dom  José  , bispo da  Diocese de Pesqueira   e  também  Presidente do Serviço Pastoral do Migrante,  fala  acolhida  da pastoral aos  migrantes . “A Pastoral é a pastoral que primeiro dá acolhida, de ir ao encontro dessas pessoas na busca de seus direitos ,  permitindo  mostrar  um pouco o rosto do Jesus Peregrino, do Jesus que caminha, mas o Jesus que também acolhe os nossos irmãos e irmãs”, declarou  o bispo.
O objetivo central da pastoral é articular e organizar os migrantes e imigrantes seja no âmbito nacional ou local, além de promover a defesa e a organização desses  grupos. Lutando por exemplo, por melhores condições de trabalho e moradia,   lutando contra o tráfico humano e de trabalho escravo.
“A Igreja tem que ter esse espaço  de olhar pelos que estão sofrendo, justamente porque fizeram muitas vezes uma migração forçada ou porque na sua região passa fome, tá seco, ou são vítimas de catástrofes naturais. Hoje, nós temos dentro da migração muitos refugiados no Brasil, gente que chega de todos os recantos do mundo”, finalizou o Bispo.
 Atualmente, o Brasil está recebendo um grupo muito grande de pessoas d  vindas do Haiti, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Além dos migrantes interestaduais, como é exemplo de pessoas que saem da região norte/nordeste e migram para o sudeste/sul.
O evento também planejou  na organização da Pastoral do Migrante aqui no Estado e  a  celebração da  Semana do Migrante, que ocorre de 15 a 22 de junho e traz o  tema “Migração e Liberdade” e lema “Migrar é direito, tráfico humano é crime”!
Participaram do encontro, o Bispo Dom José e os coordenadores das pastorais de Fortaleza, Piauí e da Paraíba. Um segundo encontro  está  previsto  para o  mês de julho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário