quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Encontro reúne cisterneiros (as) no agreste de Pernambuco



Daniel Ferreira
Jornalista 4140 DRT/PE

“O maior orgulho que tenho da vida é de ter me tornado uma cisterneira”, disse a agricultora Edilene Barbosa ao ser convidada para falar representando mais de 200 cisterneiros (as) presentes de 23 municípios do Agreste pernambucano no primeiro Encontro de Cisterneiros e Cisterneiras. O evento aconteceu na última sexta-feira (07) na Casa São Francisco em Pesqueira e foi organizado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira.
A ideia do encontro foi reunir os cisterneiros e cisterneiras para debater sobre o papel deles e trocarem experiências sobre o trabalho de construção de cisternas de placas. Atualmente, a Cáritas Diocesana desenvolve o P1+2 e P1MC através da ASA e também o Pernambuco Mais Produtivo, numa parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, através do ProRural. No total, são mais de 500 cisterneiros (as) envolvidos (as) nas implementações desses reservatórios pela Cáritas Diocesana.
A programação contou com a apresentação da experiência da cisterneira Edilene Barbosa, da comunidade rural do Minandor, município de São Beto do Una.  “Antes, eu trabalhava como vendedora de cosméticos e depois fui lenhadora. Hoje, eu tenho uma profissão: sou cisterneira. Sendo cisterneira mudei minha vida e estou também transformando a vida de outras famílias”, falou orgulhosa Edilene. Na pauta ainda teve uma exposição dialogada com o tema “A qualidade na construção de tecnologias hídricas” pelo gerente técnico do ProRural, Joseilton Evangelista.
“A cisternas de placas é mais do que ferro e concreto. Representa um instrumento de transformação na vida das famílias do Semiárido brasileiro. Com ela, levamos água de qualidade para beber, cozinhar e produzir, tentando acabar com a política do carro pina. A cisterna proporciona mais qualidade de vida para o homem e a mulher do campo”, enfatizou a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira e coordenadora da ASA pelo Estado  de Pernambuco, Neilda Pereira.
Na ocasião, aconteceu o lançamento da cartilha “Passo a Passo – Maneira simples de construir cisterna calçadão”, que traz breves orientações para os cisterneiros e cisterneiras.  O encontro ainda contou com membros do conselho diretor da Cáritas Diocesana, lideranças rurais, secretários municipais de agricultura e representantes dos sindicatos rurais de municípios do Agreste pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário