sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CÁRITAS DIOCESANA REINICIA ATIVIDADE COM ESCOLA FÉ E VIDA



O Convento dos Franciscanos, localizado em Pesqueira, recebeu na manhã desta quarta, 26, o primeiro  módulo da Escola Fé e Vida.  Organização e Mobilização Social foi o tema  da  roda de  conversa, que  teve  como mediadora a Cáritas Diocesana de Pesqueira.  O  presidente   da instituição   José Aparecido Líbório, conhecido como Cido, contribuiu na reflexão relatando sua experiência como líder de associação comunitária, recordando os desafios e alegrias vivenciados no Sítio Carrapateira, no município de Venturosa– PE.
Não só   experiência com  Cido serviu  de  exemplo ,historias de jovens  como  a de Samuel, morador da Comunidade  Viração, em Pesqueira, que contou seu desejo de sair  do campo e ir  morar da  cidade grande.  “Eu quero sair da roça. Não quero ficar no sítio, não. Quero ir e para a cidade grande”, afirmou.
  Antes  que Samuel pudesse terminar  a frase, o jovem  indígena Jose Walter Salles, aluno do SERTA (Serviço da Tecnologia Alternativa), contou que tinha  o mesmo pensamento  , mas após realizar o  curso  de agroecologia na  instituição pode  ver  o quanto é importante valorizar o  lugar que  nascemos e a  profissão de agricultor. “Embora atualmente a  cultura  do agronegócio esteja  em todo  lugar, e  importante que os  jovens  mantenham  o pensamento de  valorizar suas  raízes” declarou.
 A  coordenadora do Projeto  São Tarcísio, Maria  José, que  atua  com crianças  e adolescentes em situação de exclusão, contou que as  indigências são muitas  , mas  o  afeto  pelos  jovens supera  qualquer necessidade. "As crianças de que cuidamos passam por todo tipo de privação, como falta de alimentos, roupas. Mas o que importante, é que carinho e amor, nunca  faltam  em nossa instituição,  nós trabalhamos muitas vezes com doações, mais ainda falta algumas coisas pra melhorar aqui, precisamos de uma horta pra produzirmos para o consumo”, confessou.
 Já a líder da Pastoral Carcerária, Maria Aparecida, relatou que os jovens que estão no Presídio Desembargador Augusto Duque, são vítimas do capitalismo, e da atual estrutura do sistema prisional brasileiro.. "Se  estão atrás das grades é porque certamente não foram suficientemente amados e valorizados como pessoas humanas e filhos de Deus”, confessou.
Encaminhamentos:
Encontro de formação com os jovens da comunidade Viração
Encontro com a pastoral carcerária.
Construção de hortas no Projeto São Tarcísio
Ao final  neste  primeiro  modulo da  Escola  Fé  e Vida, um delicioso xerém com galinha, foi servido e abençoado  pelo Frei De Assis, responsável pelo Convento dos  Franciscanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário