terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dom José Luiz Ferreira Salles reúne agricultores/as em café da manhã


Mulheres e homens do campo se encontraram com o bispo da Diocese de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, nas dependências do espaço da Arca da Aliança, em Pesqueira. Durante um café da manhã, Dom José Luiz conversou com os agricultores e agricultores sore seus dissabores e esperanças na lida do dia-a-dia do meio rural. O encontrou aconteceu no último dia 11 deste mês.

A Cáritas Diocesana de Pesqueira estive representada pelo coordenador de projetos, Itamar de Carvalho, e pelo articulador da organização, Risaldo Gomes. O momento ainda contou com representantes do ProRural, Edivaldo de Deus  (Supervisor Regional da UGT Arcoverde) e Cátia Elisa (Contadora).

Os agricultores e as agricultoras relataram o descompromisso dos políticos com o povo do campo e o papel das organizações na assessoria junto às famílias agricultoras. “Antes da Cáritas Diocesana acompanhar a comunidade de Milho Branco, a gente bebia água do mesmo barreiro que os animais bebiam. Uma água suja, mas a sede falava mais alto. Hoje em dia, temos água de qualidade com as cisternas de placas”, disse a trabalhadora rural e professora, Ivone Paixão.

Dom José ouviu atentamente as reivindicações e queixas, valorizando o conhecimento e saber de cada um. Elogiou estarem organizados em associações. Incentivou outros momentos de encontros, sugerindo a Cáritas Diocesana que tenha esse olhar e tome essa iniciativa. “Importante a formação política, para não sermos engolidos pelos ‘dragões’ que dão as costas ao povo e fazem manobras violentas contra a soberania do povo”, enfatizou o bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário